Uma Reflexão Sobre”Liberais” e “Conservadores” na Igreja Adventista

OK, ok, sei que rótulos são algo complicado. E rótulos, muitas vezes tanto ofuscam como esclarecem. Mas por hora, me permitam fazer uma reflexão. Podemos corrigir os rótulos mais tarde. Pensem na igreja como uma casa. Os conservadores são os construtores, os liberais são os decoradores. Os construtores derramam o concreto. Os decoradores adicionam flores e clarabóias.

Se você deixar a construção para os liberais, eles podem prestar tanta atenção ao tapete, pintura, almofadas e decoração que a casa entrará em colapso por falta de enquadramento e de fundação. Por outro lado, se você deixar tudo para os conservadores, você pode acabar com uma casa resistente o suficiente para lidar com um terremoto de 9,0 pontos e uma classe IV de Tornado, mas tão pouco convidativa que as crianças não irão visitá-la, muito menos viver lá. Quem quer andar em pisos de concreto, dormir em colchonetes e pendurar cobertores nas janelas para ter privacidade na noite?

Liberais não constroem instituições. Faculdades, hospitais, editoras, acampamentos de verão, as academias e igrejas foram construídas pelos conservadores. Mas os liberais são flexíveis o suficiente para dobrar a visão original para se adequarem a realidade atual. Os conservadores são os que têm convicção suficiente para investirem o dinheiro e realmente começarem algo. Os liberais são os únicos dispostos a fazerem perguntas difíceis sobre a eficiência e eficácia.

Os Conservadores fazem os melhores evangelistas. Eles são confiantes no que eles acreditam. Eles sabem o que outras pessoas precisam. E as suas convicções são específicas o suficiente para serem prontamente comunicadas. Conservadores formulam as idéias, reunem as pessoas e constroem as instituições que se tornam alvos dos esforços da remodelação liberal.

Mas os conservadores têm filhos. E quando essas crianças crescem elas precisam do ministério dos liberais. Questionadores não aderem a partidos auto-confiantes. Mas nascem dentro deles. Homossexuais não aderem a igrejas conservadoras nos mesmos números que os que crescem nelas.

Não-adventistas não têm que se juntar a Igreja Adventista se tiverem perguntas sem resposta. Mas e se você? Cresceu Adventista e entesourou temas como o sábado, o grande conflito, vegetarianismo, fez amigos de longa data e de várias gerações, preza os valores e a lealdade institucional e, em seguida encontra-se lutando com geocronologia ou interpretação profética, com quem você conversa a respeito ?

A princípio você pode procurar um convicto articulador conservador, em uma tentativa de reviver suas antigas certezas. Mas quando você já não encontra mais respostas convincentes e convencionais, e você não quer sair, então você faz o que?  Agradece a Deus pelo ministério dos liberais.

E se é seu filho que encontra um lar na igreja através de conversas com um liberal, então você? Dá graças abundantes para os decoradores. Os liberais são os adultos na igreja com quem os filhos dos conservadores podem falar.

Isso também acontece com os liberais? Crianças lêem Ellen White no colégio ou na faculdade e se tornam Adventistas radicais. Estas crianças querem uma religião que seja robusta e vigorosa, agressivamente evangelística, impaciente com a fragilidade humana e ousada em sua obediência. Elas consideram o liberalismo chato e insípido.

Se todos os adventistas forem liberais, sofisticados e culturalmente assimilados, onde estes “renascidos” filhos dos liberais encontrariam mentores espirituais? Os conservadores são os adultos na igreja, com os quais os filhos dos liberais podem admirar e conspirar com.

Os conservadores não gostam de pessoas que não se encaixam no sistema. Eles não entendem as perguntas duras de seus netos. Eles não podem ver a sinceridade que leva dissidentes honestos que amam a Igreja discutirem com eles. Os liberais têm um período difícil com a convicção apaixonada de jovens fanáticos. Eles são ofendidos por pessoas com mais fidelidade do que curiosidade intelectual. No entanto, as crianças da igreja incluem tanto as angustiadas, questionadoras quanto as zelosas, e essas crianças precisam dos respectivos ministérios tanto dos liberais como dos conservadores.

Assim como por vezes é dito em outros contextos: talvez deveríamos ficar juntos para o bem das crianças.

Artigo escrito por John McLarty, ex-editor do “Adventist Today”. Traduzido pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Nisto Cremos – Pr. Emanuel Gonçalves

Nisto Cremos – Pr. Emanuel Gonçalves  

Como funciona a Igreja Adventista do Sétimo Dia

 

Série – Nisto Cremos

Série – Nisto Cremos – Pr. Ranieri Sales    Série – Nisto Cremos – Pr. …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×