Vaticano lança documento sobre família, trabalho e festa (descanso dominical)

Na manhã desta terça-feira, 23, foi lançado o documento “A Família: o trabalho e a festa”, catequeses preparadas para o 7º Encontro Mundial das Famílias que acontecerá em Milão, Itália, entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2012.

Durante a coletiva de imprensa no Vaticano, foi apresentado também o novo site do Pontifício Conselho para a Família onde é possível obter informações sobre as atividades do dicastério e seus principais projetos.

No site há também um espaço dedicado ao próximo Encontro Mundial das Famílias onde será possível a visualização do documento “A Família: o trabalho e a festa”.

Na coletiva de imprensa, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, recordou que neste ano comemora-se o 30º aniversário da criação deste dicastério do qual ele é presidente e também do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre matrimônio e família. Assim, o encontro em Milão será um congresso teológico-pastoral que nos três primeiros dias contará com a presença do Papa Bento XVI.

“Um subsídio precioso para a preparação deste evento é o livro das catequeses com o tema do encontro “A Família: o trabalho e a festa”, feitos sob os cuidados do Pontifício Conselho para a Família e da Arquidiocese de Milão, que compreende 10 catequeses bíblicas e textos do magistério”, disse Dom Antonelli.

O Arcebispo de Milão, Cardeal Dionigi Tettamanzi, salientou que as catequese podem ajudar no caminho de tantas dioceses em todo mundo e se tornar referência útil não somente para as iniciativas das pastorais familiares e de trabalho.

Para o bispo-auxiliar de Milão, Dom Franco Giulio Brambilla, coordenador do grupo de trabalho no evento e vice-presidente do Comitê científico preparatório do Congresso teológico-pastoral, as catequeses formam um trinômio que parte da família para abri-la ao mundo.

O trabalho e a festa são modos no qual a família habita no espaço social e vive no tempo humano. O primeiro grupo de catequeses se baseia no modo de viver em casa”, esclareceu Dom Brambilla.

Segundo o coordenador, é necessário que as casas se tornem espaços de acolhimento, lugares onde é construída uma profunda unidade entre o casal e seus filhos.

O segundo grupo de catequeses aborda a vida cotidiana a partir do trabalho. “O trabalho não pode ser somente meio de sustento econômico, mas deve se tornar um lugar de identidade pessoal e de relação social”, destaca o bipo-auxiliar de Milão.

Já a terceira parte das catequeses se concentra sob o estilo no qual as famílias festejam, lembrando que no contexto atual muitos deixaram de ver o domingo como tempo de festa.

Por isso, Dom Brambilla destaca que as famílias precisam colocar no seu estilo de vida o sentido da festa, vendo no domingo também um momento para o encontro da comunidade.

Fonte: Canção Nova

Nota: Caro leitor já começou a juntar o quebra-cabeças? O que a família, economia, meio ambiente, paz, adoração e outros têm em comum? Para Roma e sua imagem, é o descanso dominical, aliás este é a marca do seu império! A catequese diz: “Guardai domingos e festas”, a Lei de Deus diz: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar”. A escolha é sua…

Fonte: Evidências Proféticas

Sobre Weleson Fernandes

Weleson Fernandes
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

O lado obscuro da Igreja

CHARAMSA: “METADE DOS PADRES DO VATICANO SÃO GAYS” - Krzysztof Charamsa foi expulso do Vaticano por ser homossexual e vem denunciando a homofobia no seio da Igreja

Venerar x Adorar

Se existe uma “ladainha” católica romana que não me entra na cabeça é a seguinte: …

Família tem de ser defendida da sobrecarga laboral e domingo deve ser dia livre, sublinha Papa

«É possível, ainda que com esforço, viver o amor fiel, para sempre, aberto à vida», …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: