Viver por Jesus é Obedecer

“O que é que o SENHOR prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-Lhe em sacrifício as melhores ovelhas” I Samuel 15:22.

Deixe-me fazer-lhe uma promessa:

Se você aprende a viver por Jesus, isso significa que você aprendeu a obedecer a Deus em todas as situações. E Ele se responsabilizará por todos os problemas de sua vida. Você não terá nem que se preocupar com eles, porque os problemas em sua vida serão responsabilidade dEle, e não sua.

Mas se você desobedecer constantemente ao Senhor e à Sua palavra, Ele não tomará para Si suas responsabilidades. Você se tornará responsável pelos problemas em sua vida.

É por isso que vemos tantas pessoas no mundo manipulando, enganando, traindo e pisando uma nas outras para conseguir o que querem. Por que elas o fazem? Porque estão sozinhas! Elas realmente precisam “ser as primeiras”, porque escolheram o próprio caminho ao invés do caminho do Senhor.

Aprendi que quando você obedece a Deus, Ele lutará por você; estará bem ao seu lado. Mas também aprendi (do jeito difícil) que, se você desobedecê-Lo, irá encontrá-Lo lutando contra você, desafiando-o a cada movimento. Isso se chama resistir ao orgulho. É o jeito de Deus trabalhar para nos trazer de volta à realidade, na qual confiaremos nEle para tudo.

Como pastor, ouço pessoas dizerem coisas do tipo: “O diabo está atrás de mim. Satanás está me fazendo tropeçar”. Eu não duvido que às vezes seja verdade. Mas também quero que você saiba que quando alguém está vivendo em desobediência à verdade que conhece, Deus pessoalmente permitirá desafios em sua vida para retornar essa pessoa a Ele e de volta ao caminho da obediência.

“O que é que o SENHOR prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-Lhe em sacrifício as melhores ovelhas” I Samuel 15:22.

Eu acredito que através de sua obediência, você mesmo determinará o que Deus pode fazer por você.

Imagine um par de gêmeos. Digamos que tenham dezessete anos e ambos saiam com suas namoradas em uma determinada sexta-feira. Seu pai lhes diz: “Quero ambos de volta às onze da noite, entendido?” Um dos gêmeos obedece e chega em casa às dez e quarenta e cinco. Ele dá boa noite aos seus pais e vai para a cama.

O outro gêmeo não chega até quinze para as três. A porta está trancada, e ele tem que bater para entrar. O pai abre a porta e diz: “Eu disse onze da noite. São duas e quarenta e cinco. Nós vamos conversar sobre isso de manhã. Boa noite.” E o segundo gêmeo vai covardemente para seu quarto dormir. Agora, o que você acha? Quais serão os resultados daquela noite?

O filho que chegou as dez e quarenta e cinco provavelmente poderá chegar às onze e meia na semana seguinte. Mas o filho que chegou as duas e quarenta e cinco? Bom, ele não poderá nem sair de casa – provavelmente por semanas. Ele será perdoado. E irá gozar do amor e graça de seus pais. Mas ainda terá que enfrentar as conseqüências de sua desobediência.

Por quê? Porque seus pais são maus e rígidos? Nem um pouco. Foi ele quem determinou o que seus pais fariam com ele. Suas próprias atitudes, sua própria obediência determinou suas oportunidades futuras.

Quando se trata de seu relacionamento com o Senhor Deus, que o ama mais do que qualquer pessoa jamais poderia amar, você é quem determinará o que Ele pode fazer por você e como Ele pode beneficiar sua vida. E você determinará essas coisas obedecendo a Ele e sujeitando-se ao Seu domínio.

Viver por Jesus tem que ver com obediência. E tudo o que Deus faz na Terra se inicia com a obediência de Seus filhos. Todas as bênçãos e vitórias começam com obediência. A Escritura nos mostra repetidamente que atos de obediência são seguidos por poderosos atos de Deus.

Não foi Satanás que preparou um grande peixe para engolir Jonas, o profeta desobediente. Foi o Senhor. Jonas achou que poderia desobedecer a Deus e seguir numa boa. Quando Deus mandou Jonas a Nínive para uma missão, o profeta recusou. Ele entrou em um navio de carga e navegou na direção oposta, em direção a Társis.

O profeta deveria saber (e talvez soubesse) que se você fugir de Deus, Ele irá atrás de você. O que sempre me fascinou nessa história bíblica é que tudo e todos na história são obedientes, exceto Jonas, o profeta do próprio Deus. A tempestade foi obediente; os navegadores também. Igualmente o grande peixe. Também foi obediente a planta que cresceu sob a ordem de Deus, e até mesmo o bicho que veio comer a plantação. Os ninivitas pecadores foram obedientes e humilharam-se diante do Senhor depois de ouvirem a mensagem de que o julgamento se aproximava.

Jonas, entretanto, foi para o outro lado.

Mas Deus sabe como lidar com crianças desobedientes. Como cita o livro de Hebreus:

“Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dEle? Pois Ele disse: ‘Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando Ele o repreende. Pois o Senhor corrige quem Ele ama e castiga quem Ele aceita como filho’. Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como Seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai?”Hebreus 12: 5 a 7.

Deus colocou uma tempestade no caminho da desobediência do profeta e, como todos sabem, Jonas acabou sendo o vaso escolhido por Deus para fazer com que uma grande e poderosa cidade se arrependesse. No final ele obedeceu, mas que longa e desagradável jornada ele teve de atravessar para voltar ao caminho.

Conclusão:

Oro para que você não tome uma rota em sua vida mais longa e difícil. Escolha o caminho da obediência que lhe trará tantos benefícios e alegrias junto à sua família e ao Senhor que o ama.

Deus sempre valorizou a obediência. Ele ainda a valoriza. Às vezes, Ele chama uma nação ao arrependimento, mas na maioria das vezes Ele começa com um indivíduo disposto a obedecer. Obedecer é viver por Jesus. Deus está procurando apenas um homem ou uma mulher, um rapaz ou uma moça, dispostos a viver por Ele. Apenas um… e grandes coisas começarão a acontecer.

Quantos profetas Deus chamou para ir a Nínive e pregar àquela nação idólatra? Apenas um homem. Quantos foram escolhidos por Deus para confrontar Faraó e conduzir o Êxodo? Apenas um. Quantos foram necessários para confrontar o adúltero Davi e prostrá-lo de joelhos em arrependimento? Um. Quantos profetas foram chamados para se colocar diante do mau Acabe e predizer a seca? Um. Quantos homens o Senhor usou para preparar o caminho do Messias? Um.

Nunca, nunca menospreze o poder de uma pessoa que vive por Jesus seja obediente ao Senhor. Como disse o poeta Edward Everett Hale:

“Eu sou um.
Mas ainda eu sou um.
Eu não posso fazer tudo.
Mas eu posso fazer alguma coisa. E porque eu não posso fazer tudo,
Eu não recusarei fazer o que eu posso fazer.”

Resolvido isto, coloque de lado todas as desculpas e diga ao seu Senhor: “O que eu deveria estar fazendo? E onde? E quando? Eu sou Teu servo”. O Senhor tem esperado ouvir essas palavras de seus lábios. E conta com elas. O plano de Deus já está acertado.

Deus pode estar chamando você para construir uma arca, mas apenas Ele pode fazer chover. Deus talvez queira que você ofereça alguns pães e peixes, mas apenas Ele pode multiplicá-los para alimentar uma multidão. Deus pode convidar você para lutar contra os amorreus com toda a sua força, mas apenas Ele pode fazer o sol parar até a vitória ser completa.

Quando você obedece, grandes coisas acontecem ao seu redor. Obediência, antes e agora, é o caminho para todas as bênçãos. A obediência é a atitude que mais agrada e glorifica a Deus.

Colocando em prática:

 Se você não tem muita certeza de qual é o lugar em que Deus quer que você trabalhe para Ele, pergunte ao Senhor o que pode fazer para conhecer a vontade dEle com relação ao seu futuro. Você está realmente disposto a dizer: “O que eu deveria estar fazendo? E onde? E quando? Eu sou Teu servo”. Se estiver, diga-Lhe isso em oração.

 Memorize I Samuel 15:22. Repita o texto várias vezes hoje até que saiba dizê-lo sem consultar a Bíblia. Procure aplicar isso à sua vida nos dias seguintes, e veja como esta verdade pode ajudá-lo.

Autor: Pr. José Raimundo Venefrides

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermão sobre a mulher Adúltera em João 8

A MULHER ADÚLTERA – João 8.1-11 Introdução      “Onde abundou o pecado, aí superabundou a …

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Os 7 feriados judaicos e seu cumprimento na era cristã

AS 7 FESTAS DE ISRAEL (SÁBADOS ANUAIS) E SEU CUMPRIMENTO NA HISTÓRIA CRISTÃ A Bíblia …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×