Viver por Jesus é Amar de Todo o Coração

“E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou: – Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: – Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente”Mateus 22: 35 a 37.

Quando vejo o quanto algumas pessoas se dedicam às coisas do mundo e como nós cristãos damos tão pouco de nós mesmos às coisas de Deus, fico envergonhado. Parece que a maioria das pessoas está obedecendo a um mandamento distorcido que é amar o mundo de todo o coração, de toda alma e todo entendimento.

E depois, ficamos espantados quando constatamos que Deus não nos usa. O problema é que muitos cristãos estão esquecidos de um fato muito simples: Deus nos diz várias e várias vezes, que temos de segui-Lo de todo o coração. Nesse momento, você poderia afirmar que está servindo a Deus de todo o coração? Você está mesmo vivendo por Jesus cada dia de sua vida?

Buscando a Deus de coração.

“Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração” Jeremias 29:13.

Sabe, o que este texto está dizendo para mim?

“____________ (coloque seu nome), você nunca me buscou de todo o seu coração. E enquanto Eu não for tudo para você, nunca me conhecerá”.

Todos os mandamentos de Deus são muito simples, mas custam muito para nós. Observe que na resposta para o mestre da Lei, Jesus ordena que amemos a Deus de todo o coração. E depois acrescenta: de toda a alma, e de todo o entendimento.

Todos nós achamos que Deus realmente merece ser amado. Mas quando pensamos em amá-Lo “de todo o coração”, aí, então, as coisas ficam mais difíceis. Se tentar devotar a Deus 45% do seu coração, você não conseguirá conhecer 45% de Deus. Com menos da metade do coração não conheceremos nada de Deus. “Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes de todo o coração”Jeremias 29:13

Deus até me diz como fazer isso:

“O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo ao Senhor e não às pessoas” Colossenses 3:23.

Fazer uma coisa de todo o coração é fazer de toda vontade. Na Bíblia, a palavra coração tem o sentido de propósito, intenção, coragem, razão, emoção e vontade. Então, fazer uma coisa de todo o coração é tomar a resolução de aplicar-se totalmente naquilo, dando tudo que pudermos àquele empreendimento, sem vacilar.

Vejamos algumas coisas pelas quais as pessoas vivem (e até morrem):

 Um jogador de futebol pega a bola e arranca para o gol com tudo o que tem, e se arrisca a levar trombadas e quebrar uma perna;

 Um negociante vende sua bela casa e compra outra menor para investir aquele dinheiro em seus negócios;

 Um astro de rock canta a plenos pulmões, forçando a garganta para emitir algumas notas, com suor escorrendo pelo rosto e pescoço.

Essas pessoas podem não estar buscando as melhores coisas, mas temos que admitir que elas estão fazendo isso de todo o coração.

Servindo a Deus pela metade.

O diabo não se preocupa muito com o fato de estarmos servindo a Deus, desde que não O sirvamos de todo o coração. Desobedecer não é apenas fazer o que é errado. Fazer o que é certo, mas da maneira errada, também é desobedecer.

Deus sempre abençoa as pessoas que são devotadas a Ele com inteireza de coração. As ordens de Deus são:

 Buscar a Deus de todo o coração (Dt. 4:29; Jr. 29:13; I Cr. 22:19 ).

 Obedecer a Ele de todo o coração (Dt. 26:16-19; I Reis 8:61)

 Servi-Lo de todo o coração (Jos. 22:5; I Sam. 12:20; II Cr. 31:21).

 Arrepender-se de todo o coração (I Sam. 7:3; Joel 2:12 ).

 Regozijar-se de todo o coração (Sof. 3:14 )

 Dar graças de todo o coração (Sl. 9:1; 86:12 )

Tudo o que fizermos devemos fazer de todo o coração para o Senhor.

Seria errado devotar-se de “quase todo o coração” a Deus? Vamos olhar os fatos dessa maneira: Imagine um casal assentado na varanda de sua casa. É fim de tarde. A primeira estrela começa a cintilar no horizonte. O marido toma a mão de sua esposa e diz com carinho: – Querida, eu amo você de quase todo o meu coração!

O que me diz? Penso que essa esposa não dormirá bem essa noite, pensando a quem pertence o restante dos sentimentos de seu marido. Pois ninguém aceita amor dividido.

Deus não está nos pedindo nada demais, quando nos pede que O amemos de todo o coração. Se Deus não merece todo o nosso coração, quem o merece? Se não vale a pena viver por Jesus de todo o coração, como é que vamos convencer outras pessoas a servi-Lo de todo o coração?

Se cremos que Jesus é o Senhor dos senhores, então temos de dedicar-Lhe todo o nosso coração, demonstrando que Ele é o que cremos ser: Deus. Mas se Ele é apenas um líder religioso que viveu em certa época da história, então, esqueçamos tudo isso. Nem precisamos nos preocupar se O servimos com metade do coração e de má vontade.

Quando Jesus veio à Terra e aqui viveu, Ele nos deu todo o Seu coração. Ele nunca Se queixou de nada, nem fez as coisas de má vontade, apesar de sempre sofrer desalento e desconforto; deixou que lhe cuspissem no rosto e O chicoteassem, e tudo isso por nós. Será que podemos dar-Lhe apenas a metade de nosso coração, e ainda conseguir olhá-Lo de frente, de consciência tranqüila?

Agora, não devemos colocar todo o nosso coração apenas nas coisas “espirituais”. Quem vive por Jesus, vive por Jesus em tudo o que faz. Temos que estar devotados a Ele de todo o coração também em nosso trabalho, no estudo da Bíblia, nas refeições, nas atividades recreativas. Tudo deve ser feito pelo cristão de todo o coração. E não somente estaremos agradando ao Senhor, como também estaremos fazendo tudo de uma forma melhor e passaremos a gostar mais do que estamos fazendo. Se não pudermos fazer determinada coisa de todo o coração, para o Senhor, então é melhor não fazê-la.

Correr com o coração.

“Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio” I Coríntios 9:24.

Todos nós temos que correr “de tal maneira” que possamos vencer a corrida. Que maneira é essa? De todo o coração.

Um aluno inteligente pode tirar notas altas mesmo sem estudar muito. Nesse caso, tirar notas altas não significa necessariamente que ele está agradando a Deus. Jesus afirmou que a viúva que deu de oferta apenas duas moedinhas, deu mais do que todos os outros, porque deu tudo que possuía (Marcos 12:41 a 44). Deus não está olhando para o nosso exterior; Ele olha diretamente para o nosso coração.

Corra de tal maneira que você possa vencer a corrida. Sirva a outros, trabalhe, ore, descanse, louve a Deus, fale dEle – de todo o coração. Aproveite bem todas as oportunidades, todos os recursos que Ele lhe concedeu.

AQUELE QUE PARTICIPA DA CORRIDA SEM COLOCAR NELA TODO O CORAÇÃO JÁ É UM PERDEDOR, seja qual for o lugar em que terminar a prova.

Deus está esperando que você entregue o resto de seu coração, aquela parte que você ainda conserva para si. Ou Ele é o Senhor de tudo que somos, ou não é nada.

Que Deus possa aplicar ao seu coração a mensagem de II Crônicas 16:9“Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a ele com todo o coração”.

Conclusão:

Um rapaz falou da entrega que fez de sua vida, nos seguintes termos:

Um dia Roberto estava andando pela vida e encontrou-se com alguém que lhe deu estudos bíblicos e o convenceu da doutrina. E, depois de estudos diligentes, decidiu que esta doutrina era certa e, decidiu entrar para a Igreja. E a maneira de entrar para a Igreja é através do batismo e, ele foi batizado. Quando foi batizado, foi como se Jesus chegasse para ele e dissesse: – Roberto, eu quero as chaves da sua vida.

Roberto olhou cada uma das chaves de sua vida. Ele apreciava cada uma delas. E ele queria entregar-se a Jesus. Mas havia uma chave que ele apreciava mais do que as outras. Assim, Roberto separou essa chave e entregou a Jesus o chaveiro de sua vida. A chave que apreciava, ele colocou no bolso da calça.

Roberto levava uma vida razoavelmente ativa na Igreja. Sua vida espiritual, contudo, era de vacilações. Freqüentemente Roberto lembrava-se da chave, quando esta lhe roçava a perna. Logo voltava à velha vida de dúvidas e derrotas. Suas fraquezas de antes do batismo ainda o afligiam e ele voltava a pecar. Pecados que o mundo talvez não considerasse pecados, mas que ele e Deus sabiam serem pecados.

Até que um dia Jesus veio ao encontro dele e olhando dentro de seus olhos, disse: – Filho, eu quero todas as chaves de sua vida. Ninguém dá nada a Deus, enquanto não dá tudo.

Só então, Roberto entregou-se ao Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento. E começou a descobrir como ter reais vitórias na vida cristã.

Hoje, você precisa entregar ao Senhor as chaves de sua vida. Você precisa orar: – Senhor, dou-Te minha casa. Dedico-Te meu carro. Apresento-Te minha carteira de dinheiro e minha conta bancária. Ponho em Tuas mãos a minha família, meus amigos, meu namorado(a). Dou-Te meu trabalho, cada coisa terrestre que possuo ou venha a possuir. Estou disposto a fazer o que Tu queres com elas. Unicamente orienta-me. E, Deus, dou-Te minhas faculdades minha mente, boca, ouvidos e olhos meu coração para ser inteiramente Teu. Amém.

Colocando em prática:

 O seu amor por Deus é forte o suficiente para que você entregue a Ele tudo? Qual a chave da sua vida que ainda falta entregar?

Autor: Pr. José Raimundo Venefrides

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermão sobre a mulher Adúltera em João 8

A MULHER ADÚLTERA – João 8.1-11 Introdução      “Onde abundou o pecado, aí superabundou a …

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Os 7 feriados judaicos e seu cumprimento na era cristã

AS 7 FESTAS DE ISRAEL (SÁBADOS ANUAIS) E SEU CUMPRIMENTO NA HISTÓRIA CRISTÃ A Bíblia …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×