O cristianismo progressista é mais raso que a fé evangélica que abandonei

Em João 6, o duro ensino de Jesus faz com que um grande número de seus seguidores o abandone. Depois que eles partem, Jesus pergunta aos demais discípulos: “Você também quer ir embora?” (v. 67). Pedro, a quem suponho que esteja com o coração partido e com vergonha de ver tantas pessoas que ele conhece abandonar aquele a quem ele chama de Senhor, diz: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo Deus” (vv. 68–69).

Esta é também a minha história. Eu caminhei dos dois lados: do lado daqueles que desertaram e do lado de Pedro que não podia abandoná-lo, por mais que permanecer fosse difícil. Eu era um ex-evangélico que deixou a fé da minha juventude pelo “cristianismo progressista”. Então eu retornei. Eis a minha história de re-evangélico.

Como minha fé desmoronou

A tradição cristã em que cresci – por todas as coisas maravilhosas que isso me proporcionou – não estava preparada para uma geração de crianças com acesso à internet de alta velocidade. Não que as críticas à Bíblia que descobrimos online fossem novas, mas agora elas estavam ao alcance de pessoas curiosas que cresceram em bolhas evangélicas. Como eu. As respostas dadas na igreja pareciam superficiais em comparação com as críticas legítimas que estavam à distância de uma pesquisa no Google ou de um vídeo no YouTube.

  • E as contradições e imprecisões científicas em certas histórias bíblicas?
  •  Como encolhemos os ombros nas passagens em que Deus ordena que Israel abata seus inimigos e os filhos de seus inimigos?
  • Como poderia um Deus amoroso condenar sua amada criação ao tormento eterno? E todas as outras religiões? Elas não estão todas dizendo basicamente a mesma coisa?

Essas perguntas, entre outras, começaram a diminuir a autoridade das histórias que me foram entregues quando criança. Não apenas eu tinha perguntas sobre a Bíblia, mas também sobre como ela se encaixava na cultura política da minha fé:

  • Por que nossas políticas parecem particularmente prejudicar as comunidades pobres e marginalizadas?
  • Por que era comum na igreja ver cristãos degradar imigrantes, criados à imagem de Deus, que simplesmente buscavam uma vida melhor na minha cidade do Texas?
  • Por mais importante que o aborto seja, certamente devemos nos preocupar com aqueles que sofremapós o nascimento, certo?

Eu não pude deixar de pensar que tinha que ser mais complicado do que a história que estava sendo contada. Então, finalmente, eu deixei a fé completamente. Eu não queria nada com Jesus ou a igreja.

Curiosamente, foi em um momento de luto – quando soube que minha mãe, de quem eu havia me afastado, havia morrido – que Deus começou a voltar à minha vida. Mas meu ambiente evangélico carecia de uma teologia substancial do sofrimento. Sofrer era algo para se evitar ou reprimir, não um meio da graça transformadora de Deus em nossas vidas.

Esse triângulo de perguntas – sobre as Escrituras, a política e o sofrimento – lançou as bases para eu explorar o cristianismo progressista.

Desconstrução sem reconstrução

Eu li os livros de Rob Bell, Velvet Elvis e Love Wins (O Amor Vence). Eu li Blue Like Jazz, de Donald Miller. Ainda me lembro do parágrafo em Blue Like Jazz que me abriu para um mundo de graça que eu nunca havia experimentado antes – mas também para um mundo livre da doutrina ortodoxa. Como fã de Michael Gungor, comecei a ouvir seu podcast recém-lançado, The Liturgists.

As opiniões que encontrei foram emocionantes. A ciência não precisava ser descartada por causa da Bíblia! Quando a oração parecia algo como um “cara ou coroa”, o misticismo fornecia uma nova maneira de encontrar o divino! A fé podia inspirar políticas que incluíam o cuidado de grupos marginalizados! Mais importante, ao ouvir as histórias de desconstrução de Gungor e “Science Mike” McHargue, ouvi minha própria história. Encontrei pessoas que entenderam como era desconstruir sua fé e reconstruí-la do zero.

Mas então eu tive um problema. Enquanto continuava ouvindo e lendo, percebi que não tinha as ferramentas para reconstruir – e não estava recebendo nenhuma dessas vozes. Cada crença que eu tinha havia sido perfeitamente desmontada e deixada nua no chão para ser examinada. Mas não havia orientação para montar algo de novo. Ajudar pessoas a desconstruir sua fé sem também ajudar a recuperá-la é preguiçoso, irresponsável, perigoso e isolador. O objetivo da desconstrução deve ser maior fidelidade a Jesus, não mera autodescoberta ou sinalização de virtude.

À medida que a trajetória dos The Liturgists progredia, elas se tornavam cada vez mais fechadas com a plataforma progressista da esquerda política. Isso me lembrou da conformidade dos cristãos conservadores com o que o Partido Republicano lhes disse para acreditar. Quando as eleições de 2016 terminaram, tive uma experiência estranha. Eu compartilhei a preocupação dos progressistas com o país, mas também os vi usando os mesmos testes decisivos que os evangélicos conservadores da minha juventude haviam usado – agora, porém, da posição oposta. Já se você sustentasse uma ética sexual cristã histórica, era um intolerante retrógrado. Se você considerasse o aborto moralmente errado, você era anti-mulher.

Os progressistas se tornaram tão fundamentalistas quanto os fundamentalistas que eles desprezavam. Só que agora, em vez de os valores tradicionais serem o teste decisivo, era a consciência progressista que o era. Se você não rebocasse a linha partidária da ortodoxia progressista, seria um pária. Um herege.

Mesmo produto progressista, mesmas promessas superficiais

Eu tinha ouvido falar sobre os perigos do deísmo terapêutico moralista (DTM), a religião americana padrão em que Deus simplesmente quer que você viva uma vida decente e não fique triste, e não se intromete na sua vida. Corri originalmente para o cristianismo progressista para combater esse tipo de crença superficial. Mas o que descobri foi mais do mesmo, apenas com novas definições.

A consciência progressista era a nova moralidade. A terapia era o novo caminho para a felicidade. Cancelar a cultura era a nova disciplina da igreja. E, assim como o DTM, não havia, convenientemente, nenhum Deus pessoal para estabelecer demandas em sua vida de maneira significativa. Nesse DTM “progressista”, a única coisa que resta é o tropo de Elizabeth Gilbert: “Deus habita dentro de você, como você”. Não há como distinguir entre nós e Deus. Neste paradigma, nós somos Deus.

Eu não sou anti-conscientização ou anti-terapia. A injustiça sistêmica é real, e precisamos das conversas que a consciência progressista nos trouxe. Fiz terapia por quase dois anos enquanto estava na faculdade e acho que isso pode beneficiar quase todos.

Mas estes não são substitutos adequados para o amor eterno do Deus trino.

Mark Sayers descreve a visão progressista do mundo como “o reino sem o rei”. Queremos todas as bênçãos de Deus sem nos submetermos ao seu governo e reinado de amor. Queremos progresso sem a presença de Deus. Queremos justiça sem a justificação de Deus. Queremos as implicações horizontais do evangelho para a sociedade sem a reconciliação vertical dos pecadores com Deus. Queremos que a sociedade se adapte ao nosso padrão de pureza moral sem o padrão de santidade pessoal de Deus.

Jornada de retorno à fé ortodoxa

Após as eleições de 2016, convenci-me de que era hora de começar a reconstruir minha fé. Alguns meses depois, duas coisas aconteceram simultaneamente: iniciei a educação teológica formal e, em um trágico acidente, perdi o avô que me criou. Essa morte me levou a outra estação de intenso sofrimento, mas, desta vez, em um ambiente teologicamente rigoroso.

Um dos meus professores disse: “Nós fazemos teologia na luz para que possamos permanecer no escuro”. Eu estava fazendo teologia e de pé no escuro. Pela primeira vez, eu realmente aprendi as doutrinas da Trindade e das Escrituras como uma história unificada e como lê-la como literatura inspirada. Ensinaram-me como as doutrinas que eu supunha serem contraditórias – como a substituição penal e Christus Victor – na verdade precisam uma da outra para formar a imagem bíblica completa e bela. Aprendi sobre a união com Cristo e todas as bênçãos que isso traz. Aprendi sobre disciplinas espirituais e a liberdade vivificante que resulta de uma busca disciplinada de Deus. A partir daí, o amplo e rico mundo da ortodoxia cristã histórica se abriu para eu explorar.

Minha história dificilmente é única. Na verdade, ela está se tornando cada vez mais comum.

Meu pedido aos pastores, então, é duplo:

1. Como Judas diz: “Mostrai compaixão para com alguns que estão em dúvida” (v. 22). Não responda a dúvidas, perguntas ou preocupações com dureza, indiferença ou respostas superficiais. Seja paciente com perguntas difíceis e trabalhe com seu pessoal para obter respostas abrangentes e diferenciadas.

2. Ensine a riqueza da tradição cristã. Não se contente com banalidades DTM de bem-estar como orientação para uma vida melhor. Dê respostas complicadas para perguntas complicadas. Mostre como Jesus, a pessoa mais brilhante que já viveu, fala com todos os aspectos da vida e da sociedade com compaixão, amor e graça.

Precisamos de mais teologia, nuances, graça, compaixão e compreensão em nossas igrejas, e não menos. Mas essas coisas são possíveis pela doutrina ortodoxa, e não apesar dela. Dúvidas e perguntas não precisam catalisar uma oscilação do pêndulo da crença para a descrença. Se trabalhadas em uma comunidade cristã saudável e ponderada – e com uma conexão permanente com Cristo, nossa videira verdadeira (Jo 15) –, eles podem realmente aprofundar a fé e fortalecer raízes, produzindo uma vida em que damos frutos e resistimos aos ventos ferozes de uma era secular.

A jornada de fé de todos é sinuosa e complexa. Mas Deus é Deus e seu caminho permanece, mesmo quando nós nos afastamos por um tempo. Existem mais caminhos do que nunca no mundo de hoje – mais opções para a “iluminação” espiritual ou para uma fé na qual você mesmo determina suas próprias crenças. No entanto, nenhum caminho conduz à verdadeira felicidade e à vida eterna a não ser o caminho “somente Jesus” (Jo 14.6), que é mais estreito do que gostaríamos (Mt 7.13), mas mais satisfatório do que podemos imaginar (Sl 16.11).

Em minha jornada, descobri com Pedro que o “o divino poder de Deus nos tem dado tudo que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude” (2Pe 1.3). Em Cristo, temos tudo o que precisamos. Por que deixar os limites da fé “entregue aos santos de uma vez por todas” (Jd v. 3) para encontrar a vida? Jesus tem as palavras de vida. Ele é a vida. A verdade. O caminho. Para onde mais iríamos?

Traduzido e revisado por Jonathan Silveira.
Texto original: ‘Progressive’ Christianity: Even Shallower Than the Evangelical Faith I Left. The Gospel Coalition.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

A grande mídia é de direita ou de esquerda? E o que isso tem a ver com o cristianismo?

Há quase 20 anos, Otavio Frias Filho, jornalista e diretor do Grupo Folha de São …

Ebooks Brasil Paralelo

Feminismo e Marxismo: com Ana Campagnolo   A professora e deputada estadual Ana Campagnolo é …

Ebooks sobre Feminismo

Simpósio IAP – Mulheres e Cristianismo 01 Feminilidade Radical   02 Manifesto Anti-Feminista   03 …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×