144 – A morte reinou desde Adão até Moisés?

Entendendo Romanos 5:14 

Para entendermos este verso faremos bem em observar o raciocínio que vem sendo apresentado em Romanos 5:12-14. Tais versos se relacionam entre si e se completam.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 

Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Romanos 5:12-14

 

Esse trecho das Escrituras ensina o seguinte:

 

1) No caso do homem, criado à imagem do Deus imortal, a morte não foi uma necessidade da natureza, mas sim uma penalidade do pecado de Adão e Eva.

2) O concerto foi feito com Adão, não somente para benefício dele mesmo, mas a favor de todos os seus descendentes, e portanto o seu pecado de também comer do fruto proibido envolveu não apenas a ele próprio mas a toda a sua posteridade num estado de pecado e morte.

3) As consequências penais do primeiro pecado afetam toda a humanidade, mesmo os que viveram antes da entrega da Lei no monte Sinai, e antes que a primeira porção das Escrituras Sagradas tivessem sido reveladas e colocadas na forma escrita.

4) Devido a este primeiro pecado, a morte atingiu a todos os homens, desde o tempo de Adão até os dias de Moisés – até mesmo aqueles descendentes de Adão que não haviam escolhido conscientemente (em desobediência a uma expressa ordem oral de Deus) desobedecer a Deus como Adão desobedeceu. 

Como podemos ver, o argumento de Paulo é de que a morte não existe no mundo apenas depois que foi dada a Lei em forma escrita, no Sinai. Antes mesmo disso, todos os seres que nasceram de Adão nasceram pecadores e necessitados da salvação.

Embora toda a raça humana tenha caído em pecado devido a queda de Adão, todos os que estão em Cristo são redimidos através de Sua justiça. A justiça de Deus é imputada ao pecador pela graça de Deus, estendida a todos os que sinceramente e salvadoramente creem em Jesus como seu Senhor e Salvador.

Esperamos ter ajudado a você na direção de uma melhor compreensão deste verso. 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta