145 – Explicação sobre o batismo mencionado em Atos 2:38

Você pediu-nos uma explicação sobre o batismo mencionado em Atos 2:38.

O texto diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo”.

Acerca deste texto, “tem-se dado várias explicações. A mais satisfatória parece ser a que diz que Lucas não registra a fórmula batismal, senão a exortação de Pedro àqueles que estavam dispostos a confessar a Jesus como o Cristo” .

Certo é que, ao Pedro afirmar que o batismo deveria ser feito “em nome de Jesus”, ele não estava mudando a forma de batismo estabelecida por Jesus; sabemos que homem algum tem autoridade de mudar o que Deus fez, inclusive vir com outro ensinamento que contradiga o evangelho de Cristo (Eclesiastes 3:14; Isaías 40:8; Provérbios 30:5, 6; Gálatas 1:8, etc.).    

 

Alguns cristãos dizem que Pedro recebeu uma nova revelação de Jesus no dia do pentecostes, mas isso não é bíblico. Jesus não seria capaz de mudar Sua posição sobre um assunto, a respeito do qual se pronunciara poucos dias antes de ascender aos céus. Em Mateus 28:19, Cristo ensinou que devemos ser batizados “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

 

No Batismo de Jesus, o Pai, e o Espírito Santo estavam presentes (Mateus 3:13-16). Se no Batismo do Senhor, Ele próprio fez questão de que toda a Divindade estivesse presente, devemos fazer o mesmo em relação ao nosso, pois temos de seguir o exemplo de Mestre (João 13:15; 1 João 2:6). Em Hebreus 13:8, diz que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. Isto quer dizer que ele é “imutável”, e não muda de opinião.     

Segundo J. Cabral, em seu livro Religiões, Seitas e Heresias, a tradução literal das palavras de Pedro, de acordo com o original grego, é: “Seja batizado sobre o nome de Jesus”. Pedro queria ensinar aos judeus que deveriam ser batizados “em nome de Jesus Cristo” como um reconhecimento de sua autoridade Messiânica, e isto se confirmaria ao ser pronunciado o nome de Jesus. 

Os judeus não acreditavam que Jesus era o Messias (ungido); foi por isso que Pedro mencionou somente o nome de Jesus nesta ocasião: para reforçar a autoridade Messiânica de Jesus, na qual tinha de repousar crença.

Em Efésios 4:5 lemos: “há um só Deus, uma só fé, um só batismo”. O verso diz-nos que existe “um tipo” de batismo, e não dois ou três.   

A literatura da igreja primitiva mostra-nos que ela manteve a ordenança de Jesus de batizar em nome da Trindade, conquanto em alguns documentos apenas o nome de Jesus (em relação ao batismo) esteja sendo mencionado. Pastores que viveram no primeiro século se mantiveram fiéis ao ensinamento de Jesus sobre a verdadeira forma de batismo e sempre defenderam esta doutrina.

Se quisermos ser fiéis ao legado precioso do Novo Testamento temos que reconhecer as pessoas do Espírito Santo e do Pai como co-autores da nossa salvação, lado a lado com Cristo. Caso a fórmula batismal tivesse sido mudada, Cristo ter-nos-ia dito algo a respeito.

 

Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta