280 – E pecado lavar louça no Sábado?

É correto lavar a louça em dia de Sábado? 

A guarda do sábado foi estabelecida por Deus na criação do nosso planeta (Gênesis 2:1-3). Uma das únicas relíquias que nos restaram de um mundo sem pecado (outra é o matrimônio), e foi estabelecido pelo Senhor como um memorial de Seu ato criativo (Êxodo 20:8-1) e uma oportunidade à família humana de comungar com Ele. 

Em outras palavras, o Sábado é um momento especial que Jesus escolheu para que estivéssemos em íntima comunhão com Ele e com nossa família num período integral de vinte e quatro horas. 

Corretamente observado, proporciona bênçãos físicas, mentais (pesquisas demonstram que aqueles que guardam um dia da semana têm menor probabilidade de sofrer de stress) e espirituais.

O 7o Dia deve ser para nós um dia de deleite:

“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,  então, te deleitarás no SENHOR. 

Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse”. (Isaías 58:13-14)

 

Isso porque nesse período temos a oportunidade de adorar a Deus com maior intensidade, estando na presença de Jesus e lembrando de Seu ato amoroso em repartir Sua vida conosco ao nos criar e de Seu sacrifico sem igual para nos salvar.

 

Nas Escrituras Deus ensina o que não devemos fazer no Sábado (Êxodo 16:23; 20:10; Isaías 58:13-14; Neemias 10:31; 13:15-20, etc.) e o que podemos fazer nesse dia (Levítico 26:2 – comparar com Lucas 4:16 – ir à igreja; Atos 17:2; Mt 12:12).

Entre as coisas que não se deve realizar no shabbath (sábado significa descanso), uma delas é o lavar a louça, conforme explicado pela irmã White:

  

“Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim. Carta 104, 1901” .

Não se deve fazer com que a louça faça parte da rotina no dia do sábado; isto seria profanar o santo dia do Senhor. Certo é que pode haver ocasiões em que alguém possa ser pego de surpresa por alguma urgência; Deus entende isso. Mas tal não é desculpa para que “em todos os sábados haja situações de emergência…”.

Baseada nas Escrituras, a irmã Ellen orienta que é apropriado que a louça fique por lavar até o fim do sábado.

Deus também considera pecado (de maior gravidade até) impedir que os outros guardem o sábado corretamente. Alguns há que evitam trabalhar neste dia (como por exemplo lavar a louça) mas não permitem que seus empregados usufruam a bênção em santificar o sábado. 

Parece que tais pessoas não leram (ou não entenderam) o princípio enunciado em Êxodo 20:10:

“… não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro” (Êxodo 20:10 grifos acrescidos)

Nem mesmo um animal deveria trabalhar no sábado! Quanto mais um ser humano!

Separe tempo para Deus; não permita que pequenas coisas atrapalhem os momentos maravilhosos de comunhão com Ele.  

Se atendermos ao que “Diz o Senhor”, só teremos a ganhar:

“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal”. (Isaías 56:2)

Que todas as donas de casa possam fazer como Maria, que escolheu a melhor parte: estar aos pés de Jesus (Lucas 10:38-42).


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta