04 – A Salvação veio através do Cordeiro

TEMA: A instituição da páscoa nas Escrituras Sagradas.

PROPÓSITO: Levar a igreja a entender o simbolismo do cordeiro na páscoa.

TEXTO: Êxodo 12:13

TESE: Entender que o sacrifício de sangue para os israelitas era um simbolismo Pascoal.

 

INTRODUÇÃO

No passado a páscoa representou a libertação da escravidão do povo israelita saindo do Egito. Quando chegou o momento de Deus libertar os hebreus, Ele instruiu-os a sacrificar um cordeiro para cada família, juntamente com pães asmos e ervas amargas. 

 

O sacrifício daquela vida, o derramamento de seu sangue e a sua carne serviriam para tomar o lugar do primogênito de cada família. Deus libertaria o povo da escravidão e os guiaria para a liberdade.

Hoje o que a páscoa tem representado para mim? Seria apenas a reunião de familiares, espírito de festa, comida e bebida a vontade, ovos de chocolate? Qual deveria ser o verdadeiro significado da páscoa?

I- SALVOS PELO SANGUE DO CORDEIRO.

Porque a morte não atingiu o povo de Deus no Egito?

Simplesmente pelo fato de que o povo obedeceu a orientação Divina. Eles creram no sangue do cordeiro. Aquele sangue representava o sangue de Cristo.

Em todas as eras da história da humanidade foi representada através do sangue do cordeiro derramado pela humanidade.

II- O CORDEIRO SEM DEFEITO.

Certamente os melhores cordeiros foram escolhidos. Deus orientou aos filhos de Israel que sacrificassem um cordeiro perfeito. A ausência de defeitos ou manchas era uma representação do perfeito sacrifício de Cristo.

III- JESUS É O CORDEIRO.

 No cordeiro morto, foi tomada providência para salvar os primogênitos. A morte do Cordeiro, porém, não bastava para garantir a salvação. Era preciso passar o sangue nos umbrais e na verga da porta. O espargir do sangue era tão importante como a morte do cordeiro. A páscoa é o símbolo da morte de Cristo. Ele é nossa páscoa. Morreu na cruz por nós. Na cruz foi tomada a providência para que todos sejam salvos. Mas a cruz em si mesma, não salva a ninguém. Unicamente provê a salvação. É necessário que se faça aplicação individual do sangue oferecido, ou seja, precisamos tomar a decisão de aceitar o sacrifício de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

É necessário aceitar e crer em Jesus, no Seu sangue que foi derramado por cada um de nós. Através de Seu sangue obtemos plena salvação. Não precisamos temer a condenação da morte, Jesus entregou-se por cada um de nós. Precisamos crer e aceitá-lo.

APELO

Um dia, iremos deixar este mundo. Quantos desejam fazer uma entrega de sua vida, aceitando a Jesus como nosso Salvador pessoal, e Ele nos libertará da escravidão do pecado?

 

BAIXAR PDF

 

Acesse agora essa mensagem em formato PDF:

 

Baixar

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

6- A História de Maria: Estudo deste caso

(Apresente esta ilustração de forma prática) A. OBJETIVO – O objetivo desta apresentação é ajudar …

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

Deixe uma resposta