484 – Como foi o batismo dos discípulos

Não há muitas referências bíblicas sobre o assunto, mas o pouco que temos nos ajuda a entender que o batismo era um ensinamento de Cristo, e que foi praticado pelos apóstolos e pela igreja cristã primitiva. A partir dessas referências, podemos obter várias conclusões.

Em primeiro lugar, não é difícil crer que Paulo tenha sido batizado por Ananias. 

“E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Atos 22:16).

Inclusive, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo em sua carta à igreja de Roma, no livro de romanos, capítulo 6. Nesse texto, fica clara a teologia Paulina sobre o batismo. 

Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, isso é uma referência ao sepultamento de Cristo e ao sepultamento do cristão para o mundo de pecado. A melhor analogia para essa teologia é o batismo por total imersão. 

 

Quando a pessoa ressurge das águas batismais, a analogia se torna completa porque Cristo também ressurgiu da sepultura da morte para vida. Assim, quem é batizado por imersão, ao sair das águas representa o novo nascimento para uma “vida nova” (Romanos 6:4). 

 

Se Paulo ensinou o batismo por imersão, podemos concluir que ele foi batizado dessa maneira, pois só existe um batismo (Efésios 4:5), o batismo exemplificado e ensinado por Cristo (Mateus 3:13-17; Mateus 28:19).

Outro texto importante é o de 1 Pedro 3:20 e 21 que faz uma alusão ao dilúvio e àqueles que foram salvos “por meio da água” (ver verso 20). As águas do dilúvio, que sepultaram os pecadores que “desobedeceram” nos dias de Noé, foram o meio para salvar aos que estavam dentro da arca de salvação, e assim se lhes conservou a vida. 

A possível razão para Pedro referir-se a esse episódio é uma lição que pode ser deduzida, pois da mesma maneira que no passado “foram salvos por meio da água”, assim também o “batismo agora nos salva”. O batismo é um símbolo da morte e ressurreição de Cristo que paralelamente deve significar a morte para o pecado e o ressurgimento em novidade de vida para uma nova vida em Cristo. 

Cremos que os apóstolos conheciam as palavras de Jesus em Marcos 16:16 que diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Assim, concluímos que todos eles foram batizados (1 Coríntios 10:1 e 2).

 

Forte abraço e que a graça e paz de nosso Senhor esteja com você.

Pr. Frederico Branco.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta