
Gnosticismo – Século II – Sinope
O Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo Testamento.
O Marcionismo foi uma seita muito difundida na antiguidade. Ela foi criada pelo brilhante teólogo Marcião de Sinope (85-160), nascido em Sinope, no Ponto, na Ásia Menor.
Era filho do bispo de Sinope e tornou-se um próspero e rico proprietário de barcos.
Em 142-143 Marcião viajou para Roma, onde nos anos seguintes desenvolveu a sua teologia, reunindo imenso grupo de simpatizantes. Quando os conflitos com os bispos de Roma começaram, Marcião organizou os seus adeptos numa comunidade separada, dando origem à seita marcionista.
Marcião escreveu vários livros, o mais famoso era o Evangelho de Marcião. Havia também o Evangelho de Apeles, escrito por Apeles, o marcionista (110-180).
Marcião defendia com zelo as seguintes doutrinas:
1. Que havia dois deuses distintos; um no Antigo e outro no Novo Testamento.
O Deus do Antigo Testamento era um Deus diferente do Pai de Jesus Cristo.
2. O Deus anunciado na Lei e nos Profetas era maléfico. Ele se comprazia em guerras, era inconstante e contraditório em suas opiniões.
3. Cristo foi enviado por Deus Pai, que estava acima do Deus criador do mundo.
4. Jesus era o Salvador e Paulo o Seu principal apóstolo.
5. Cristo manifestou-se para destruir a Lei e os Profetas e todas as obras do Deus que fez o mundo.
6. Cristo não veio em carne, apenas parecia que tinha um corpo materializado.7. Somente as almas é que são salvas. Como o corpo foi formado da terra, é impossível a sua salvação.
8. Marcião rejeitava completamente o Antigo Testamento. Para ele o cristianismo era uma nova revelação e surgiu para substituir o ultrapassado judaísmo.
9. Marcião foi pioneiro no seguinte:
a) sugeriu que certas teologias deveriam ser sancionadas como ortodoxas e outras como heréticas;
b) fez distinção entre o Antigo e o Novo Testamento;
c) concebeu os termos Velho Testamento e Novo Testamento;
d) propôs e delinear um cânon bíblico cristão.
10. O cânon bíblico proposto por Marcião apresentava apenas 11 livros agrupados em duas seções: “O Evangelho” e “O Apóstolo”.
11. Aceitava somente o Evangelho de Lucas e dez cartas do apóstolo Paulo. Ele alterou algumas partes desses escritos para ajustar à suas próprias doutrinas.
12. Pregava que o casamento era corrupto e recomendava uma vida asceta para os seus seguidores.
13. Ninguém era batizado em sua igreja, senão aquele que era celibatário, eunuco ou viúva. Para os demais, reserva-lhes o batismo até a morte ou até que se divorciassem.
14. Praticava o batismo pelos mortos, uma prática também observada pela seita dos montanistas.
Marcião foi denunciado como herético e finalmente excomungado. Ele retornou para a Ásia Menor, onde continuou a divulgar as suas doutrinas.
Era muito ativo e fundou várias igrejas e como o apóstolo Paulo, viajava visitando e exortando as suas igrejas.
Seu movimento cresceu e sobreviveu à controvérsia cristã e à desaprovação imperial por muitos séculos.
Marcião foi uma das figuras mais influentes na História da Igreja e um dos homens mais combatidos de todos os tempos. Os mais célebres oponentes de Marcião foram Tertuliano e Epifânio.
O primeiro escreveu uma volumosa obra em cinco volumes, intitulada “Contra Marcião”.
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