Sermão IV: QUANDO VIRÁ NOSSO SENHOR JESUS

 

INTRODUÇÃO


Nos nossos dois últimos estudos, vimos o significado histórico daquela grande estátua do sonho do rei Nabucodonosor, simbolizando a História deste mundo, e o seu fim último, com a implantação do reina de Deus. No sonho do rei, a 2ª Vinda de Cristo é simbolizada pela pedra “cortada sem auxílio de mãos” (Dan. 2:34). 

Vimos também no nosso estudo anterior, o belo simbolismo de Cristo, representado pela pedra (I Ped. 2:3-8), e a realidade da Sua 2ª Vinda, Para pôr o “ponto final” na história deste mundo, o que Ele não fez por ocasião do Seu 1º advento.
 


E hoje veremos, segundo as profecias bíblicas, quando esse glorioso evento terá lugar.

I – OS APÓSTOLOS INDAGAM A JESUS A RESPEITO DO TEMPO DA SUA 2ª VINDA


A – A Indagação dos Apóstolos

a) Jesus encontrava-Se com os Seus discípulos no Monte das Oliveiras (Mat. 24:3 p.p.).

b) Ele havia estado anteriormente com os Seus discípulos no templo em Jerusalém, e os Seus discípulos Lhe chamaram a atenção para a magnificência daquela suntuosa estrutura de mármore branca; ao que Jesus lhes respondeu:
– Mat. 24:2

c) Estas palavras de Cristo causaram uma profunda impressão na mente dos Seus discípulos… E agora, estando eles no Monte das Oliveiras, os discípulos resolvem indagar-Lhe em particular a esse respeito:

– Mat. 24:3 u.p. – “Dize-nos quando . ..”

B – A Resposta de Jesus

a) Os discípulos ainda não compreendiam bem os eventos relacionados com a missão de Cristo para salvar o mundo. . . E numa só pergunta os discípulos indagam a respeito de dois eventos completamente distintos entre si – a queda de Jerusalém, quando o templo seria destruído, que ocorreu em 70 A.D., e a 2ª Vinda de Cristo, que ainda está no futuro.

b) E Jesus a propósito, ao responder essa pergunta, também não procura tratar separadamente esses dois eventos. A razão é simples:
 


“Parece que por compaixão para com os Seus discípulos Ele misturou o relato dessas duas crises. (…) Ellen G. White faz esta interessante observação sobre esse intervalo: ‘Entre estes dois acontecimentos [a queda de Jerusalém e o Segundo Advento], faziam abertos aos olhos de Cristo longos séculos de trevas, séculos assinalados para Sua igreja por sangue e lágrimas e agonia. 

A contemplação dessas cenas não podiam então os discípulos suportar, e Jesus passou-as com breve menção.’ – O Desejado de Todas as Nações, págs. 630 e 631.” (O Ministério Adventista, março/junho de 1981, p. 25).

II – SINAIS QUE INDICAM A PROXIMIDADE DE SUA 2ª VINDA


A – Sinais Gerais

a) Em S. Mateus cap. 24 de nós encontramos alguns sinais que Jesus enumerou para indicar a Sua 2ª Vinda. Alguns deles são gerais, que se repetem com freqüência e sempre ocorreram. Estes nós encontramos nos versos 4-12.
– Mat. 24:4-12

b) Estes sinais são fatos que sempre ocorreram, como podem, portanto, indicar a proximidade da 2ª Vinda de Cristo? Isto é fácil de ser entendido, se tivermos em mente o verso 8: “Porém tudo é o princípio das dores.”

“A língua original mostra claramente que aqui está falando de dores de parto. Isso significa muito para nós. Imagine o quadro de um jovem marido que vai ser pai pela primeira vez. Ele está nervoso e preocupado, e com o relógio na mão ele conta o tempo entre as contrações da sua esposa. 
 


Quando as contrações começam a ficar mais freqüentes e mais intensas ele sabe que o tempo em que ela dará à luz está se aproximando. Não é a contração ou a dor que indicam a proximidade do nascimento, mas sim a freqüência e a intensidade das dores.

“Aqui está a lição para nós. A presença dos sinais não mostra que Jesus vem logo. Sempre tivemos guerras, fomes, terremotos e outros sinais. Mas quando estas coisas ficam mais freqüentes e mais fortes podemos saber que a vinda de Cristo está próxima.” FEYERABEND, Henry. “Volta ao Lar” – Sermões da II Semana de Oração – IAE – 1981, GBM. Sermão “Sinais” p. 2)

B – Sinais Específicos

a) Muito embora o dia e a hora da vinda de Cristo ninguém sabe, a não ser Deus, Cristo mencionou alguns sinais específicos para sabermos de sua proximidade. Como os sinais de trânsito indicam que determinada cidade está próxima, esses sinais específicos que antecedem a Vinda de Cristo, anunciam que ela está próxima!…

b) Dentre esses sinais específicos, que estão relacionados com a fator tempo, podemos destacar:

1º) A Grande Tribulação (v. 21)

– Mat. 24: 21 e 22

– “O começo da tribulação pode ser datado a partir da queda de Jerusalém, e, de acordo com S. Mateus 24:29, seu fim ocorreu por ocasião dos sinais do Sol, na Lua e nas estrelas. . . Este período, portanto, abrange o tempo de tribulação que a Igreja sofreu em resultado das perseguições pagãs e papais.” (O Ministério Adventista, mar/junho 81, p. 25).

– Portanto, seu início pode ser datado em 70 A.D., pois a Bíblia diz, após descrever os eventos relacionados com a queda de Jerusalém, que “nesse tempo. . .” (v. 21); e o seu fim pode muito bem ser estabelecido no ano 1773, ano em que o papa Clemente XIV, pressionado por vários governantes, expulsou os jesuítas de todos os países. (Ver Enciclopédia Delta Universal, vol. 8, p. 4338). Pois no v. 29 diz “logo em seguida à tribulação daqueles dias. . .”, e menciona os outros sinais que se sucederiam; portanto ela terminaria antes deles ocorrerem.

2º) O Escurecimento da Sol (v. 29)

– Mat. 24: 29
– Ocorreu em 19/maio/1780

3º) O Escurecimento da Lua (v. 29)

– Ocorreu na noite de 19 para 20/maio/1780

4º) A Queda das Estrelas (v. 29)

– Ocorreu na noite de 13/novembro/1833. Nesta ocasião a Terra passou em sua trajetória, próxima de um cinturão de meteoritos, que se originaram pela desintegração do Cometa TEMPELUM. (Orlando R. Ritter).

III – O TEMPO DO FIM


a) Todos esses sinais específicos já estão no passado. Vivemos hoje num tempo especial, que a Bíblia chama de ‘Ultimas dias” (II Tim. 3:1). E a Bíblia também fala de algumas características deste período intermediário entre os sinais e a vinda de Cristo:

– II Tim. 3: 2-5 – Tiago 5:3

– II Ped. 3:3 e 4 – Mat. 24:5-8

a) E a Bíblia apresenta o última sinal, que precede a vinda de Cristo:
– Mat. 24: 14

CONCLUSÃO


Todos esses sinais e evidências nos mostram que “já ouvimos os passos de um Deus que se aproxima” (E.G. White)! . . . Uma coisa resta apenas – a finalização da pregação do evangelho! 

Não gostaria você também de participar da proclamação dessas boas novas de salvação, e então orar: “Venha o Teu reino! . . .”
“Amém. Vem, Senhor Jesus.” (Apoc. 22:20)


Clique para abrir a lista com todos os SERMÕES DOUTRINÁRIOS AQUI.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

6- A História de Maria: Estudo deste caso

(Apresente esta ilustração de forma prática) A. OBJETIVO – O objetivo desta apresentação é ajudar …

5 – A violência pode ser justificada em nossos lares?

A. VIVEMOS EM UM TEMPO DE GRANDES CONTRADIÇÕES Parece reviver com força no seio de …

4 – Por que estou sofrendo, Senhor?

PROPÓSITO DO SERMÃO: Mostrar à igreja que devemos fazer uma distinção entre o sofrimento voluntário …

Deixe uma resposta