343 – Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna?

Por que Ellen G. White chega a dizer em seu livro Testemunhos Seletos Vol. III que “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”? 

A Sra. White jamais teve a pretensão de ser comparada a Deus ou a Jesus com tal afirmação. Sua postura de humildade diante das revelações que recebeu pode ser comprovada em várias de suas citações:

“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. 

Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.” (A Sketch of the Christian Experience and Views of Ellen G. White, pág. 64 – Reimpresso em Primeiros Escritos, pág. 78); grifos meus.

“Os testemunhos escritos não são concedidos a fim de prover nova luz, mas para imprimir vividamente sobre o coração as verdades da inspiração já anteriormente reveladas” (Testimonies, vol. 5, p. 665. – grifo meu).

A Sra. Ellen G. White NUNCA pregou a salvação pelas obras. Veja um dos seus muitos textos que abordam o assunto:

 

“Nem a morte, nem a vida, altura ou profundidade, nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus; não porque a ele nos apeguemos com firmeza, mas porque ele nos segura com Sua forte mão. Se nossa salvação dependesse de nossos próprios esforços não nos poderíamos salvar; mas ela depende de Alguém que está por trás de todas as promessas.” (Atos dos Apóstolos¸ pág. 553, grifos meus).

 

A declaração da Sra. White no livro Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 23, deve ser entendida em todo o seu contexto. Quando lemos todo o capítulo 2 podemos ver que Ellen White disse que o Sábado “implica em salvação eterna” para aquele que conhece a verdade. 

1) “…a vontade divina é que esse dia seja para nós de deleites” – pág. 16;

2) “Assim como o sábado foi o sinal que distinguiu Israel quando saiu do Egito para entrar em Canaã, é, também, o sinal que deve distinguir o povo de Deus que sai do mundo para entrar” – pág. 17;

3) “Para os que guardam o sábado, esse dia é o sinal da santificação” – pág. 17.

Outros dois pontos merecem destaque:

1) A citação completa na pág. 23 explica o porquê do sábado importar em salvação eterna: “Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna. Diz Deus: “Aos que Me honram, honrarei.” I Samuel 2:30”. Veja que ela usou o texto de 1 Samuel 2:30 para explicar que a santificação do sábado implicará em salvação eterna porque santificar o sábado é uma questão de honrar a Deus, o “Senhor do sábado” (Marcos 2:28). E, quem desonrar a Deus de forma rebelde até o tempo do fim, não poderá ser salvo.

2) Antes de a referida citação (“Santificar o sábado ao Senhor importa em salvação eterna”), no mesmo contexto Ellen White está dando conselhos de como deve ser observado o sábado. Isso nos mostra que ela está, na citação da pág. 23, mostrando a importância de não relaxar na observância do mandamento, de não ser um transgressor voluntário.

Portanto, longe de ensinar a salvação pela Lei, Ellen White está exortando as pessoas de que, rejeitar uma verdade depois de conhecê-la significa desonrar a Deus, o que levará à perdição. 

Também mostra que relaxar na observância do sábado é errado, pois é uma afronta ao mandamento. Qualquer mandamento que seja desobedecido voluntariamente implicará em perdição. Isso não se aplica apenas ao quarto, que ordena a observância do sábado: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10.

A obediência é uma evidência externa de uma santificação interna. Por isso, a guarda do sábado bem como a observância dos demais mandamentos, implicará em salvação eterna para aqueles que em resultado da santificação efetuada por Cristo são obedientes. 

A Sra. White está dizendo que a Lei é o resultado de um coração transformado e não o meio de salvação. Ela está em perfeita harmonia com Efésios 2:8-10. 

 

Leandro Quadros

Instrutor e Conselheiro Bíblico


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta