351 – É pecado tomar chá ou café?

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado (1Coríntios 3:16-17)”.

A última década foi chamada pela medicina de a década do cérebro. Nunca foram feitos tantos avanços no conhecimento do cérebro como nesse período. 

Uma das grandes descobertas foi que o estresse intenso e prolongado produz níveis muito altos de corticóides, e os corticóides são tóxicos para o sistema nervoso, principalmente para o hipocampo, uma parte do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória. 

Assim, andar continuamente estressado pode acelerar a perda da memória e a diminuição da capacidade de aprender.

Não existe um remédio que faça diminuir esses níveis de corticóide. O que a gente deve fazer é não permitir que o estresse se prolongue, dando folgas periódicas ao cérebro. Por essa razão, são tão importantes o repouso, o sono, o exercício físico, as férias. Por isso, o sábado é tão importante. 

Quem guarda o sábado de acordo com o plano divino, tem a oportunidade de se afastar semanalmente das causas de estresse e de dar uma pausa reparadora no nível de corticóides do cérebro.

 

Outra pausa fundamental é o sono nosso de cada dia. Há algum tempo a Sociedade Britânica do Sono patrocinou um estudo que mostrou que as pessoas que dormem menos de oito horas por noite, sofrem uma perda transitória do Q.I. 

 

O título do artigo era: “Falta de sono emburrece”. Quem dorme pouco, durante sete dias seguidos, chega a perder, temporiamente, até 15 pontos nos Testes de Quociente de Inteligência.

Isso é um alerta a todos nós, mas principalmente aos estudantes e a quem toma conta deles, pais e professores: dormir na hora certa é muito mais importante do que estudar uma hora a mais. Dormir não é uma coisa que se faça no horário que der, ou quando terminar a festa do sábado à noite. 

O cérebro precisa de regularidade. Ele se programa para dormir sempre na mesma hora. Quando atrasamos o início do sono por mais de uma hora, estamos prejudicando o cérebro.

Outra grande descoberta foi que substâncias que causam dependência ativam os sistemas de estresse, aumentando a quantidade de corticóides e acelerando a perda de neurônios e o envelhecimento cerebral. Aqui entram evidentemente muitas drogas: cocaína, morfina, heroína, etc., mas as drogas mais usadas em todo o mundo são a cafeína, a nicotina e o álcool.

Há muito tempo se sabe que a cafeína age no cérebro aumentando muito os níveis de estresse. Sintomas de cafeinismo incluem ansiedade, agitação, inquietação, insônia, sensação de estar ‘ligado’ e sintomas somáticos relacionados ao coração e ao tubo digestivo. 

É comum que a cafeína e outros estimulantes precipitem sérias crises em pacientes com esquizofrenia e doença maníaco-depressiva”. Current Diagnosis and Treatment/2000, pág. 1.070. As descobertas mais recentes mostram que, além de tudo isso, a cafeína, a longo prazo, também acelera a perda da memória e da capacidade de aprendizado.

Mas, então, como é que de vez em quando aparece alguém na imprensa, ou na televisão, dizendo que o café é bom para “desenvolver a inteligência” e que as crianças deveriam tomar café para ter um melhor desempenho escolar? Essas afirmações são criminosas!

Na realidade para funcionar normalmente, o cérebro precisa de um suprimento contínuo de glicose do sangue. Por ser um estimulante, a cafeína obriga o cérebro a trabalhar mais intensamente, mesmo que já esteja exausto. 

Assim, a cafeína aumenta o consumo de glicose pelo cérebro mas, ao mesmo tempo, diminui a circulação cerebral e diminui a concentração de glicose no sangue. – Annals of Internal Medicine,15/10/1993, págs. 799 a 804. 

O cérebro se torna um escravo que é obrigado a trabalhar mais, enquanto come menos. Evidentemente, isso não aumenta a inteligência, nem pode ser saudável para o cérebro. O que realmente acontece é um total desarranjo do cérebro.

Café, chá preto, mate, chimarrão, tereré, guaraná em pó e um grande número de refrigerantes são outras fontes de cafeína.

À luz dessas novas descobertas, é interessante ver o que já estava escrito sobre o café em 1890:

“Os que recorrem ao chá e ao café como estimulantes para o trabalho, experimentarão os maus resultados dessa maneira de proceder em nervos trêmulos e falta de domínio. Nervos cansados necessitam de repouso e tranquilidade. A natureza necessita de tempo para recuperar suas energias exaustas. 

Se suas forças, porém, continuam a ser incitadas pelo uso de estimulantes, há, quando esse processo é repetido, uma diminuição da força real. Por algum tempo, pode realizar-se mais sob o incitamento artificial, mas gradualmente se torna mais difícil suscitar as energias ao ponto desejado, e por fim a natureza exausta não pode mais corresponder. 

Tomar chá e café é pecado, condescendência prejudicial, que, como outros males, causa dano à alma”. – Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 422 e 425.

 

Hélnio Judson Nogueira


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta