É importante refletirmos sobre o grande valor de uma instituição de saúde e o seu elevado potencial para alcançar as pessoas. Para muitos, este hospital é o único meio pelo qual poderão conhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Os hospitais adventistas devem ser muito mais do que meramente um sistema de atendimento médico. Têm eles a oportunidade única de dar um testemunho cristão, 24 horas por dia, junto às comunidades a que servem. Além disso, têm o privilégio de apresentar a mensagem do sábado pelo exemplo, cada semana.
“A observância apropriada do dia de sábado por todos os que se acham relacionados com nossos sanatórios, exercerá uma indizível influência para o bem…” (Medicina e Salvação, p. 164).
“A genuína obra médico-missionária está inseparavelmente unida com a guarda dos mandamentos de Deus, dos quais o Sábado é especialmente mencionado, uma vez que é o grande memorial da obra criadora de Deus. Sua observância está vinculada com a obra de restauração da imagem moral de Deus no homem. Este é o ministério que o povo de Deus deve levar a cabo neste tempo…” (Medicina e Salvação, p. 214).
Atentemos para as seguintes orientações:
1) Todas as atividades rotineiras que puderem ser suspensas, deverão ser adiadas.
“O Salvador nos mostrou por Seu exemplo que é correto aliviar o sofrimento neste dia; mas os médicos e enfermeiros não devem fazer trabalho desnecessário…” (Medicina e Salvação, p. 214).
2) Os serviços burocráticos deverão ser suspensos.
3) Para o paciente, o sábado deve ser diferente. Um dia para receber atenção especial.
4) Se o seu colega de trabalho não é adventista, ajude-o na preservação dos princípios bíblicos sobre o sábado.
5) Você deverá estimular uma atitude de contínuo testemunho cristão. A guarda do sábado é um privilégio e honra, bem como um dever. Jamais deve tornar-se pesada ou tediosa para os que a observam ou para os que nos rodeiam.
“Deus não pode apoiar qualquer instituição, a menos que esta ensine os princípios vivos de Sua lei e traga seus próprios atos em estrita conformidade com esses preceitos …” ( Medicina e Salvação, p. 164).
Esperamos que todos estejamos comprometidos com estas grandes e profundas mensagens.