Deus Falou

Na introdução da epístola dirigida aos Hebreus, há um pensamento expresso em palavras simples, que desejamos destacar nesta mensagem.

Heb. 1:1-2: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.”

Dizem os agnósticos que Deus não falou em tempo algum da História, porque estaria muito distante de suas criaturas; estamos nós,dizem eles, muito aquém da Divindade.

Os deístas também afirmam que Deus não falou ao homem; pelo contrário, após criá-lo, abandonou-o à sua própria sorte, pelas razões óbvias que vemos num mundo cheio de tristeza, dor, sofrimento e morte.

Os ateus igualmente, afirmam que Deus não pode se comunicar com o homem pela simples razão de que Ele não existe.

Entretanto, sem pedir licença para os homens, desprezando completamente as suas teorias, e sem se envergonhar da verdade, o autor da epístola aos Hebreus, por inspiração divina, afirma que, sim, Deus falou.

Deus Falou Muitas Vezes 

1) Falar muitas vezes revela a falta de memória dos ouvintes. 

A memória é governada pelo interesse. Se você tem um grande interesse numa coisa, você vai gravá-la na memória; mas se você não tem interesse, você esquece tudo muito rápido e facilmente.

Após o pecado, a memória do homem se tornou prejudicada especialmente no sentido espiritual; o homem se tornara muito esquecido das coisas de maior valor. A contínua preocupação humana pelo seu ganha-pão foi crescendo e o interesse pelas coisas materiais foi aumentando. Então, Deus precisou falar muitas vezes ao homem, tanto para indivíduos como para os povos.

2) Falar muitas vezes revela o amor de quem fala.

Uma das coisas que acontecem para quem precisa falar muitas vezes é o cansaço. Conhece a expressão: “Eu já estou cansado de falar!”? Significa: “Eu amei tanto que falei tantas vezes, mas sem obter nenhum resultado!”

Mas Deus jamais se cansou de falar muitas vezes às Suas esquecidas criaturas. O seu amor e a Sua paciência eram muito grande, porque Ele sabia que o homem se tornara muito limitado, muito temeroso, cheio de ansiedades e preocupações, porque o pecado lhe arruinara a memória do fato de que possuía um Criador maravilhoso, cheio de amor e sempre pronto para satisfazer às suas necessidades físicas, mentais e espirituais.

Mas Deus também sabe que a repetição é o segredo para uma boa memória. Assim, Ele começou a repetir as Suas mensagens de amor e esperança para que o homem não desanimasse em sua luta contra o pecado.

Note como Deus repetiu ao extremo as suas mensagens: 2 Crô. 36:15-16: “……..” Deus era incansável, falava muitas vezes todos os dias; estava tão ansioso que falou aos pais começando de madrugada, quando eles ainda estavam acordando e se levantando para as atividades do dia. Mas eles zombaram dos mensageiros da misericórdia, desprezaram a voz de Deus e escarneceram dos seus profetas, se esqueceram de Deus. Com efeito, Ele falou muitas vezes aos pais.

Deus falou de Muitas Maneiras:

1. Deus falou a ADÃO E EVA diretamente, face a face, sem empecilho nenhum, sendo visto pelos dois e falando na sua linguagem.

2. Deus falou a JACÓ em Harã através de uma visão gloriosa de uma escada com anjos de luz subindo e descendo, da Terra ao Céu.

3. Deus falou ao POVO DE ISRAEL em meio aos trovões do Sinai, quando entregava a Sua santa Lei.

4. Deus falou ao rei DAVI mediante uma parábola, despertando sua consciência para o pecado cometido, e levando-o a proferir o seu próprio julgamento.

5. Deus falou ao jovem SALOMÃO por meio de um sonho em que ele se encontrava com Deus, num diálogo franco e inspirador.

6. Deus falou ao rei BELSAZAR através da escritura na parede do seu palácio, quando a mão invisível escrevia a condenação de Babilônia.

7. Deus falou a BALAÃO por meio de um animal mudo e irracional, surpreendendo ao profeta, que respondeu à mula, dando-lhe razões do que fazia.

Deus falou no passado e fala no presente, pelas pragas e pestilências, pelas calamidades, pelos terremotos, pelos maremotos, pelos “tsunâmis” e pelas guerras; pela misericórdia e pelo juízo; pelas doenças e pelas curas; em sonhos e em visões.

Sim, Ele falou muitas vezes e de muitas maneiras.

I – DEUS FALOU EM MEIO À NATUREZA

Em meio aos resplendores da Natureza, Deus falou aos nossos pais.

1. No jardim do Éden, Ele ensinava aos nossos primeiros pais as mais preciosas lições. Ali Se comunicava Deus com o pai da humanidade. Mesmo quando banidos do Paraíso, os primeiros habitantes da Terra podiam nos campos e bosques ouvir a voz de Deus com o Evangelho de Sua graça.

2. Deus falou com Abraão, Isaque e Jacó junto a Hebrom, Berseba e nas colinas verdejantes de Betel, “ao ar livre daquelas planícies, com seus bosques de oliveiras e vinhedos, com seus campos de cereais, e as vastas pastagens das colinas.”

3. Deus falou a Moisés nas montanhas de Midiã e surpreendeu-o com uma sarça ardente, que não se consumia pelo fogo, chamando-o para a missão de libertar o Seu povo da escravidão.

4. Deus falou ao jovem Davi quando apascentava seus rebanhos, junto à natureza, onde muitas vezes meditava e entoava os seus cânticos.

Sim, Deus falou em meio aos campos floridos, em meio ao templo verde da natureza.

O Que Deus Falava? As Suas mensagens de amor e terna misericórdia soavam qual música aos ouvidos de nossos pais. Em meio às glórias da Natureza, os heróis da fé, em suas tristezas, no seu abatimento e desânimo ouviram a voz divina, que lhes comunicava nova coragem e valor para lutar contra o pecado e vencê-lo.

Deus Fala Ainda Hoje 

1) Deus fala aos cristãos que O buscam no cenário da Natureza. 

Se tão-somente estivermos atentos às obras de Deus, elas nos ensinarão preciosas lições de obediência e confiança.

Notem estas palavras inspiradas de Ellen G. White:

“Todas as estrelas, em seu trajeto pelos espaços percorrem século após século a rota invisível que lhes é designada, até o ínfimo átomo, todas as coisas da Natureza obedecem à vontade do Criador.”

Poetas e naturalistas têm muito que dizer acerca da Natureza, mas são os cristãos que melhor sabem apreciar as obras do Criador.

2) Deus fala também aos pagãos, por meio da Natureza.

“Há entre os gentios almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da Natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus.” (O Desejado de Todas as Nações, 638).

II – DEUS FALOU PELOS PROFETAS

1) Deus falou ao profeta Isaías contra a cidade de BABILÔNIA que era considerada invencível, a rainha dos reinos, a cidade dos jardins suspensos, considerados a 7ª maravilha do mundo antigo – e ela deixou de existir para se tornar morada de feras, corujas, avestruzes, hienas e chacais.

2) Deus falou ao profeta Ezequiel contra a cidade de TIRO, que era uma cidade próspera, que se orgulhava do seu poder e riqueza – e ela foi completamente destruída, transformando-se em uma rocha descalvada.

3) Deus falou ao profeta Daniel contra os REINOS DESTE MUNDO, cheios de glória, orgulho e vaidade, imaginando cada qual que haveriam de perdurar para sempre – mas sabemos que estão quase todos acabados, porque vivemos nos dias finais do último reino mundial.

4) Deus falou por muitos profetas que no seu devido tempo haveria de ENVIAR o MESSIAS, predestinado para morrer por nossos pecados – e as Suas palavras se cumpriram quando Cristo Jesus veio a este mundo e morreu, sendo crucificado nas mãos de homens ímpios, perversos e maus.

Com efeito, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras. Deus falou em a Natureza, Deus falou pelos Profetas e:

III – DEUS FALOU POR JESUS CRISTO

O apóstolo Paulo em Hebreus 1:2, disse que Deus nos falou pelo Filho, o nosso Senhor e Salvador.

Mas o que Ele falou? O que disse Jesus Cristo de mais importante? Se você fosse reunir tudo o que disse Jesus Cristo, o que seria de maior significado para a sua vida hoje?

1. Jesus Cristo falou que Ele era o Filho de Deus:

Ele falou para os Seus próprios pais terrestres, quando tinha apenas 12 anos, que Deus era o Seu Pai (Luc. 2:49), mas eles não compreenderam (v.50). O que significa isso? Alguns estão dizendo que se Ele era Filho de Deus, isso significa que Ele Se originou de Deus, que foi criado por Deus, que foi a 1ª criatura de Deus. Mas não foi isso que Ele quis dizer.

Notemos o que Ele falou para os líderes judaicos: João 5:17: “…….” Aqui está a afirmação. Mas o que Ele quis dizer? O que entenderam os judeus? v. 18: “……..”. Esse é o verdadeiro significado:

Se Jesus Cristo é o Filho do Homem, Ele é homem; se Jesus é o Filho de Deus, Ele é Deus. Se Ele é Deus, participa da Divindade e tem todos os Seus atributos: é onipotente, onisciente, onipresente, eterno, sempre existiu e sempre existirá. Nunca teve origem, nunca foi criado, e tem vida por Si mesmo.

2. Jesus Cristo falou que Ele foi enviado por Deus como o Messias. João 4:25-26: “………..” Esta foi a maior revelação que Ele fez para uma mulher antes mesmo de dizer isso até para os próprios discípulos. Ele falou que era o Messias prometido e que viera para salvar o homem do pecado.

“Todo o que comete pecado é escravo do pecado; mas se o Filho de Deus vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:32). Ele disse que era o Salvador do mundo e foi isso que aqueles samaritanos entenderam quando foram ter com Ele (v. 42).

3. Jesus Cristo falou que a Salvação é pelo amor de Deus, mediante a fé em Seu Filho: João 3:16: “………”. Os homens daquele tempo diziam que Deus era um Ser muito cruel e vingativo, um Juiz que estava sempre pronto a condenar.

Mas Jesus Cristo disse que Deus (v. 17:) “enviou o Seu Filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”. E essa salvação acontece quando o homem crê na obra que Deus fez ao dar o Seu Filho para ser morto por nós na Cruz do Calvário.

4. Jesus Cristo falou também que os Seus seguidores devem guardar os Seus Mandamentos. João 15:10: “……..” Vivemos em um mundo contrário aos mandamentos da Lei de Deus. Mas os cristãos sabem que, embora sejamos salvos pela fé, os preceitos de Deus são eternos e a obediência é a condição da vida eterna.

5. Jesus Cristo falou que Ele virá pela segunda vez para nos levar ao Céu: João 14:1-4: “………” Estamos esperando ansiosos o aparecimento de Jesus Cristo, em glória e majestade, ao mundo para buscar os Seus amados, que serão recebidos no Céu para viverem eternamente com Cristo. A volta de Jesus à Terra será a concretização da maior esperança de todos os séculos. Será o cumprimento de mais de 2.500 profecias, confirmadas pela promessa do próprio Cristo, pessoalmente.

6. Jesus Cristo falou que há um desafio a todos os que tem essa esperança. Você tem essa esperança da vinda de Cristo? Mas há um desafio, que Jesus nos deu para cumprirmos antes de Sua volta: Mar. 16:15-16: “……….” O desafio de pregar esta mensagem é nossa grande tarefa. Vamos iluminar o mundo com esta gloriosa luz.

7. Jesus Cristo também falou que Ele enviaria o Seu Espírito Santo para nos ajudar nessa obra de pregar o Evangelho: João 14:16: “…………”. Necessitamos desse poder em nossa vida, a fim de viver mais apegados a Deus e sermos mais capacitados na grande obra da pregação do Evangelho. Não fomos deixados sozinhos neste mundo; Jesus Cristo está conosco através do Seu Espírito Santo. Necessitamos pedir o Seu batismo diário, a fim de estarmos prontos e capacitados a ganhar almas para o reino de Deus.

CONCLUSÃO

Conta-se que no reinado de Frederico Guilherme II houve, na metade do século XVII, misterioso assassínio de uma jovem. Dois soldados – Rafael e Alfredo, que namoravam a jovem – ficaram suspeitos, porque eram rivais, e a pretendiam em casamento.

Foram presos, submetidos a longos interrogatórios e provados até à tortura, mas negaram enfaticamente sua culpabilidade. Nenhuma confissão lhes foi arrancada, e juraram inocência. Era um caso delicado para a justiça.

O juiz deliberou apresentar o problema ao rei Frederico – suprema autoridade do Estado – que solucionou declarando: “Ficou demonstrado que um dos soldados é o criminoso, mas não se conseguiu ainda a necessária confissão do culpado.

Vamos, como último recurso, recorrer ao julgamento da sorte, para o qual pediremos a intervenção da divina Providência. Os dois soldados jogarão os dados. Aquele que perder a partida será condenado à morte como autor do crime. Não há outra solução.”

Solenemente foi a cerimônia presidida pelo próprio rei, acompanhado de sua corte. Os réus homicidas ficaram em frente de uma longa mesa, onde foi posto um copo de ébano dourado, contendo dois dados de marfim.

RAFAEL ia jogar. Havia silêncio tumular na vasta assembléia. Os corações pulsavam acelerada e descompassadamente. A ansiedade reinava soberana e se estampava na maioria dos rostos, porque como em todas as coisas as opiniões estavam divididas.

Até apostas se faziam. Rafael atirou. Os dados rolaram sobre a mesa, marcando 12 pontos. Ouviu-se no vasto salão prolongado rumor, sussurros de admiração. A maioria concluiu ser Rafael o inocente, pois que havia obtido o total máximo: 12 pontos! A multidão fitava agora o outro soldado, vendo nele um condenado à morte. Mas, de fato, é muito humano tirar conclusões precipitadas.

Chegou a vez de ALFREDO. A cerimônia ficou mais solene e impressionante quando ele se ajoelhou, e começou a orar. Entre as suas palavras, ouviu-se: “Ó Senhor Deus, Tu sabes todas as coisas; Tu sabes que eu sou inocente.” Elevou-se calmamente, e apanhou o copo dourado, sob um silêncio que comovia. Sua última oportunidade seria obter outros 12 pontos e empatar a partida.

Então, uma força estranha parecia haver possuído o jovem soldado no instante de jogar. Bateu o copo contra a mesa com tal força que um dos dados se partiu pelo meio: o que ficara intato marcava 6 pontos; uma das meias partes do outro também indicava 6 pontos, e a outra metade exibia 1 ponto! Somavam as três peças o total de 13 pontos!

Demorado murmúrio encheu o recinto em que se processava o curioso julgamento. Foi manifesta a certeza de que só mesmo a Providência poderia interferir para salvar o jovem Alfredo. Foi presenciado um milagre. Levou tempo para voltar o silêncio ao salão. Rafael acabou confessando a culpa e foi condenado.

O rei Frederico II lavrou a sentença, concluindo com estas duas palavras: “Deus falou!”

Apreciados amigos e irmãos na esperança,
1) Deus falou em meio à Natureza;
2) Deus falou pelos antigos Profetas;
3) Deus falou por nosso Senhor Jesus Cristo.

Na realidade, Deus falou no passado e ainda fala hoje,
1) Deus fala a você pela Bíblia.
2) Deus fala a você pelo Pregador.
3) Deus fala a você pela Consciência.

Você está ouvindo a voz de Deus falando muitas vezes e de muitas maneiras em sua vida?

Autor: Pr. Roberto Biagini

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermões em Romanos

O HOMEM QUE SE CHAMA SÁBIO, MAS É LOUCO O HOMEM QUE QUER O BEM, …

100 Respostas Bíblicas sobre a Trindade

São respostas sobre a trindade, baseadas na Bíblia e nos escritos de Ellen G White …

Paralelo entre os Profetas da Bíblia e a Profetisa E G White

Baixar  115 COMPARAÇÕES ESCRITURÍSTICAS  

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×