A European Sunday Alliance (Aliança Dominical Europeia) é uma rede europeia de alianças dominicais, sindicatos, organizações da sociedade civil e comunidades religiosas, cujo objetivo é criar consciência para uma mais eficaz e produtiva regulação dos tempos de trabalho, visando em particular a promoção de um descanso generalizado e comum ao domingo.
Recentemente, no dia 4 de março, esta organização e seus membros levaram a efeito uma série de ações em várias países, tentando promover este dia como “Dia Europeu do Domingo sem Trabalho”. Estas iniciativas incluíram ações públicas, cartazes e posters de divulgação e propaganda na rua, imprensa e internet.
Veja a seguir algumas dessas iniciativas.
1. Excerto de apresentação no website da organização. Na parte a vermelho, na coluna do meio, lê-se: “[a Aliança] compromete-se a salvaguardar e promover o domingo sem trabalho…”; na coluna da direita, lê-se: “[a Aliança] apela aos governos e estados membros [da União Europeia] a assumirem as suas responsabilidades para melhorarem, implementarem e aplicarem legislação…”
2. Na Áustria, dois montanhistas subiram ao topo de um monte onde colocaram uma cruz e mostraram um cartaz onde se lê: “Aliança para um Domingo Livre”.
3. Em Itália, várias uniões sindicais uniram-se à campanha, tendo como mote “O domingo não tem preço”.
4. Na Espanha, uma organização de trabalhadores católicos promoveu a campanha dizendo que várias entidades cristãs se uniram para esta campanha.
5. Essas entidades emitiram um comunicado conjunto. O terceiro ponto refere: “Mais do que qualquer outro dia da semana, o domingo festivo permite o desenvolvimento espiritual”.
6. Na Polónia, um cartaz tem como inscrição central: “Não faça compras ao domingo”.
7. Um outro cartaz com a mesma inscrição, inclui também uma criança que vê a sua mãe na TV a trabalhar e diz num sentido de lamentação: “Hoje é domingo e a mamãe está a trabalhar”.
8. Na Hungria, uma cartaz escrito em inglês diz: “Parem o trabalho ao domingo”.
9. Na França, uma cartaz apresenta um carrinho de compras por baixo da inscrição: “Trabalho ao domingo – não empurrar”.
10. Um outro cartaz também faz apelo aos valores familiares. Por baixo da pergunta “Abertura das lojas ao domingo?”, uma criança com o bolo de aniversário à frente vê os pais saírem e pergunta: “Onde vocês vão?”, ao que os pais respondem: “Trabalhar!”.
11. Um excerto do manifesto divulgado em França, inclui algumas ações que se pretendem tomar. A quinta medida na coluna da esquerda diz: “uma carta aberta ao Presidente da República e aos parlamentares”.