Cristão de sucesso: Pregando o evangelho por meio de palavras e ações

Como se mede o sucesso de uma pessoa? Por uma carreira bem-sucedida no mundo dos negócios? Pelos títulos acadêmicos conseguidos? Por seu dinheiro, status e influência na sociedade? Quais são os parâmetros divinos para avaliar se alguém alcançou ou não sucesso na vida?

O mundo convencionou que sucesso é o triunfo nos negócios, na profissão, na posição social, com destaque para a beleza física, dinheiro, cargos que dão status e outros. Tudo isso pode ser bom, se esses dons forem voltados também para o bem dos outros. Todavia, os critérios de sucesso do Senhor são diferentes dos critérios do mundo. Têm que ver com o caráter e a vida altruísta, que testemunham por palavras e ações do amor do Salvador e Seus planos de salvar pecadores. Envolvem aceitar o chamado e cumprir o “Ide” de Jesus. “Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio” (Jo 20:21).

O êxito cristão é construído com oração, comunhão e dependência de Deus. Acontece quando alguém tira tempo para planejar, testemunhar de Cristo e se envolver em atividades beneficentes, objetivando levar o pão espiritual e físico aos necessitados e sofredores. E isso significa separar tempo para comunhão com Deus e testemunhar de Seu amor às pessoas. O fato é que nenhum cristão moderno ou dos tempos bíblicos alcançou sucesso em conduzir pessoas a Cristo sem sacrificar alguma atividade pessoal ou lazer em favor de Cristo.

O foco de um cristão de sucesso não está nas coisas, mas nas pessoas. Na Epístola aos Romanos, Paulo escreveu que “ninguém vive para si mesmo, nem morre para si” (Rm 14:7). O grande desejo do ser humano é ser feliz. E para ser feliz, ele depende de relacionamentos. “Cada qual tem o dever solene de aperfeiçoar todas as suas faculdades para a obra de ganhar pessoas para Ele [Cristo]. ‘Não sois de vós mesmos,’ diz Ele, ‘porque fostes comprados por bom preço! Portanto, glorificai a Deus por meio de uma vida de serviço que arrebatará homens e mulheres do pecado para a justiça de Cristo” (Serviço Cristão, p. 109).

Não precisamos viver alienados do mundo nem abandonar o convívio social para ter sucesso e ser vitoriosos. Busquemos o sucesso sendo o “sal da Terra e a luz do mundo” tanto em casa como no trabalho, na escola, nos esportes, no ônibus, com os vizinhos.

Almejemos o sucesso de ter uma vida pautada pelos princípios da Palavra de Deus, os quais nos levam a uma vida correta, desenvolvem valores espirituais, unem nossa família e nos protegem das tentações deste mundo. A prática dos princípios divinos tornará indivíduos e famílias uma bênção à comunidade – um verdadeiro sucesso aos olhos de Deus.

Estejamos certos de que Deus deseja nosso êxito. Isso faz parte do propósito dEle para cada um de nós. Seus planos vão além dos poucos anos que passamos nesta vida. Fomos criados para viver a eternidade com os remidos, com uma coroa cheia de estrelas, as quais representam as pessoas que conduzimos a Cristo por meio de nossa dedicação ao Senhor e a Seu serviço.

“Os sonhos alimentam a vida e as pessoas valem pelos sonhos que têm.” A realização do sonho de sermos cristãos de sucesso depende de nossa prioridade, dedicação e comprometimento com o Senhor e Sua obra. Depende igualmente de aceitarmos a comissão deixada por Jesus, o “ide e fazei discípulos” e de separarmos tempo para cumpri-la.

Às vezes, me pergunto por que João Batista é considerado “o maior entre os nascidos de mulher” (Lc 7:28). João não realizou nenhum grande milagre – não ressuscitou mortos, nem curou doentes; não fez descer fogo do céu, nem fez o sol parar; não fez um machado flutuar, não abriu o mar nem fez paralíticos andarem. Por que, então, ele é considerado o maior? Em Lucas 3:3 encontramos a explicação: João era pregador. Ele anunciava o evangelho, batizando as pessoas de toda a região, que vinham de todos os lugares. João Batista, sim, é um exemplo de cristão de sucesso, e isso foi reconhecido por Jesus, quando afirmou a respeito de Seu precursor: “Ninguém é maior do que João” (Lc 7:28).

Esse é o grande desafio para o tempo em que vivemos: anunciar as boas-novas de salvação a todas as pessoas, levando-as a aceitar Jesus como Salvador, e isso até que Ele volte. Você é um cristão de sucesso? Maranata!

Artigo de autoria de Domingos José de Sousa, presidente da União Central Brasileira, publicado na Revista Adventista de Julho/2008.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Cristo precisa ser o centro da vida do cristão

Há adventistas que falam mais de sábado e Ellen White do que de Cristo. Há …

Como As Crônicas de Nárnia me ensinaram sobre o que é ser cristão

“Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. (Mateus …

Falar com Deus

Quando tudo estiver complicado : Ore Quando tudo estiver maravilhoso: Ore A oração é o …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×