Cristianismo Prático: Guia para Tomar Decisões

1. Deus promete sabedoria se a pedirmos.

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)

2. Examine seu coração para ver se há nele algum pecado escondido ou conhecido que possa impedir que Deus ouça suas orações.

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.” (Salmos 66:18)

3. Analise seus motivos para se descobrir se aquilo que deseja é realmente para a glória de Deus.

“pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:3)

4. Acredite que o Senhor não deseja apenas guiá-lo mas que Ele efetivamente o guiará.

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” (Salmos 32:8)

“O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.” (Isaías 58:11)

5. Procure descobrir se há alguns princípios bíblicos envolvidos na decisão que pretende tomar. A Bíblia é uma rica fonte de guia. Deus muitas vezes nos dirige através de Sua Palavra.

“De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:10-11)

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmos 119:105)

“Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.” (Salmos 119:133)

6. Procure a ajuda de conselheiros cristãos, que acreditem na Palavra de Deus.

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Provérbios 11:14)

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” (Provérbios 15:22)

7. Esteja atento as providências ou circunstâncias divinamente ordenadas que podem indicar-lhe qual o caminho a seguir. Estas, muitas vezes, atuam como sinalizadores auxiliando a tomada de uma decisão, embora não substituam a Palavra de Deus, repleta de bons conselhos e orientações confiáveis.

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” (Provérbios 23:26)

“Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (Eclesiástes 8:5)

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

8. Após orar, com todo o fervor, acerca de uma decisão, tendo consultado a Palavra de Deus, tendo pensado seriamente nisso, tendo procurado conselho, tendo estado atento à direção da Providência, tome a decisão que seja a mais acertada, ciente que o próprio Deus o guiou.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Salmos 90:12)

Extraído do livro Estudando Juntos, de autoria do Pr. Mark Finley, pág 102.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

128. Por que os Adventistas não se unem às demais religiões

  Por que os Adventistas não se unem às demais religiões e não aceitam observar …

127. – 10 Passos para deixar sua esposa mais feliz

COMO DEIXAR SUA ESPOSA MAIS FELIZ E MELHORAR O CASAMENTO Um homem só  é completo …

126. O que é um “pecado para morte” mencionado em I João 5:16 e 17?

Vejamos o contexto do que João está escrevendo. No capítulo 5, versos 14 e 15, …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×