• No AT, a palavra profeta é geralmente tradução do hebraico nabi que significa “porta-voz apontado por Deus” (Êxodo 7:1, 2). Existe ainda a palavra vidente, tradução do hebraico roeh ou chozeh (1 Samuel 9:9), que enfatiza o recebimento da divina mensagem por parte do profeta.
Portanto, o profeta não era apenas aquele que previa o futuro, mas aquele que transmitia a Palavra de Deus ao povo. Essas eram mensagens de advertência, correção, ensino e de arrependimento.
• No NT, os profetas (grego prophetes) tinham objetivos muito específicos: desempenhar um papel importante na fundação da Igreja (Efésios 2:20, 21), auxiliar no processo missionário da Igreja (Atos 13:1-3), edificar e promover a unidade (1 Coríntios 14:4; Efésios 4:14) e confirmar a fé em tempos de controvérsia (Atos 15:32).
• O dom de profecia é, portanto, um dos dons concedidos pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12:7-11). Ninguém recebe todos os dons e ninguém deixa de receber pelo menos um. Além disso, nessa distribuição não existe distinção de gênero, classe ou raça (Mateus 25:14-30).
O dom de profecia na Igreja Remanescente
O dom profético foi prometido para os últimos dias (Apocalipse 12:17; 19:10; Efésios 4:11-14; Atos 2:17, 18), sendo um sinal distintivo da Igreja remanescente de Deus.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia crê que Ellen G. White recebeu de Deus esse dom. Como mensageira do Senhor, seus escritos são uma fonte de verdade duradoura e autoritativa, que provê conforto, guia, instrução e correção. Seu objetivo não é adicionar algo à Bíblia, mas motivar o estudo da mesma. Ellen G. White escreveu:
“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos “últimos dias”; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica” (Primeiros Escritos, p. 78).
Quem foi Ellen G. White?
Ellen Gold White nasceu em 26 de Novembro de 1827, em Gorham, Maine e morreu em 16 de julho de 1915, na Califórnia, Estados Unidos. Desde dezembro de 1844, quando recebeu sua primeira visão, dedicou-se a escrever e a pregar, desenvolvendo seu ministério durante 70 anos.
Nesse período, educou ainda os filhos, ajudou o esposo, aconselhou os líderes da recém-fundada Igreja Adventista do Sétimo Dia e atuou como missionária na Europa e na Austrália.
Ela recebeu cerca de 2.000 sonhos e visões e sua produção literária ultrapassou 100 mil páginas manuscritas.
Entre os livros escritos por Ellen G. White, destacam-se O Grande Conflito, O Desejado de Todas as Nações, Caminho a Cristo. Escreveu também sobre saúde, educação, psicologia, entre outros. Sua ênfase era exaltar a Cristo e Seu grande sacrifício.
PERGUNTAS PRÁTICAS
1. Qual, diz a Bíblia, seria um dos sinais do fim? Mateus 24:24
Falsos_______e falsos_________que enganariam através de sinais e prodígios.
2. Como saber se um profeta é verdadeiro ou falso? I João 4:1
Devemos___________________________.
3. Quais as características de um profeta verdadeiro, segundo a Bíblia?
a) I Jo 4:2 — aceita a____________ de Cristo.
b) Mt 7:15 -23 — manifesta_________ em sua vida.
c) Dt 18:21, 22 – cumprem-se as suas_____________.
d) Dt 13:1 -3; Is 8:19, 20 — vive em conformidade com a Bíblia e a_______de Deus.
e) Dn 10:7-10 — suas visões são acompanhadas de fenômenos físicos.
Nota: Somente a presença de fenômenos físicos não é prova suficiente do verdadeiro dom de profecia, pois Satanás também opera sinais (Êx 7:9-12). O verdadeiro profeta deve apresentar todas as cinco características acima citadas.
4. Que mulheres tiveram o dom de profecia na Bíblia?
a) Êxodo 15:20 ____________________
b) Juízes 4:4 ___________________
c) Lucas 2:36 ________________
d) Atos 21:8, 9 __________________
5. Que igreja teria o verdadeiro dom de profecia? Apocalipse 12:17; 19:10
Nos últimos dias, o verdadeiro dom de profecia seria visto dentro da igreja que segue os mandamentos de Deus.
6. Por que os adventistas do sétimo dia aceitam que o dom de profecia manifestou-se através do ministério de Ellen G. White?
a) Seus ensinos são fundamentados na Bíblia.
b) Ela exalta a pessoa de Cristo.
c) O cumprimento de suas profecias.
d) Os frutos positivos em sua vida.
e) Adventistas e não adventistas aceitam seus escritos como inspirados.
f) Sua vida e seus ensinos estavam em conformidade com a Bíblia e a lei de Deus.
7. Qual é a nossa segurança nos dias finais? 2Crônicas 20:20; 1 Tessalonicenses 5:20
Crer no verdadeiro dom de profecia. Assim estaremos___________________.
Recapitulação
Nos últimos dias surgiriam falsos_______e falsos____________. Antes de rejeitar o dom de profecia devemos________________para saber se realmente procede de Deus. Várias mulheres receberam o dom de_________. Esse dom se manifestaria na igreja que segue os_________________. A Igreja Adventista aceita esse dom manifestado através de_______________em virtude de sua coerência em relação aos critérios bíblicos de avaliação profética.
Compromisso de fé
( ) Creio que estamos vivendo nos últimos dias.
( ) Aceito o dom de profecia manifestado na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
( ) Desejo ler os livros escritos por Ellen G. White.
Aplicando o teste bíblico a Ellen G. White
1. Concordância com a Bíblia (Isaías 8:20)
Ellen G. White usou em seus escritos dezenas de textos bíblicos, todos em coerência e harmonia com a Bíblia.
2. Exatidão das predições (Jeremias 28:9)
Embora tenha escrito um número relativamente pequeno de predições e algumas delas ainda aguardem o cumprimento, outras se cumpriram com extraordinária precisão e já podem ser testadas.
Um exemplo foi o surgimento do moderno espiritualismo, que em meados de 1850, ainda dava “os primeiros passos”. Ela previu que seria um movimento que se estenderia por todo o mundo e ganharia milhões de adeptos, principalmente entre os cristãos.
3. Reconhece a divindade e encarnação de Cristo (1 João 4:1-3)
Ellen G. White escreveu extensamente sobre a vida de Cristo. Livros como O Desejado de Todas as Nações e Caminho a Cristo têm levado milhares de pessoas a um relacionamento íntimo com Jesus.
4. A influência do seu ministério
Ela viveu de acordo com os princípios bíblicos que professava. Qualquer um que entrar em contato com a sua biografia, compreenderá que ela produzia “bons frutos”, pois estava intimamente “ligada à Videira” (João 15:5).
5. Teste dos fenômenos físicos
Durante a visão, o profeta permanecia de olhos abertos e em muitos casos parava de respirar. Em outros casos, enfraquecia após a visão (Daniel 10:5, 8, 17). Todos esses testes foram aplicados a Ellen G. White e estavam em conformidade com as Escrituras.