O Poder que Transforma Vidas

Ao longo dos tempos, o poder da palavra de Deus tem transformado vidas e influenciado o curso da História. Quando buscada, a mensagem da Palavra divina preenche os mais profundos anseios espirituais. Sobre isso, escreveu o profeta Jeremias no capítulo 15, versículo 16: “Achadas as Tuas palavras, logo as comi; e as Tuas palavras foram gozo e alegria para o meu coração…”

Foi exatamente essa a experiência que viveu Pedro Valdo. Ele era um rico comerciante na cidade de Lion, na França, por volta do ano 1.170. Dono de uma grande fortuna e possuidor de muitos bens, no entanto sentido-se vazio e infeliz.

Depois de buscar vários caminhos recebeu a sugestão de ler a Bíblia. Sendo rico e influente, conseguiu comprar um exemplar das Sagradas Escrituras. Naqueles dias, só os sacerdotes tinham esse privilégio.

Ao ler as páginas sagradas encontrou o que há tanto tempo procurava. Tamanha foi a alegria e felicidade que sentiu, que tomou uma decisão drástica. Colocou todos os seus bens à venda, separou apenas o suficiente para sua família viver dignamente e o restante dos recursos dedicou para a divulgação da Bíblia.

Pedro Valdo contratou várias pessoas que passaram a copiar à mão as porções dos evangelhos e estas eram distribuídas gratuitamente a todos quantos desejassem. Posteriormente, os seguidores de Pedro Valdo se tornaram num povo conhecido como Valdenses. Eles foram grandes defensores da Bíblia durante o amargo período da Inquisição. Defenderam a palavra de Deus pagando para isso um preço que envolveu dor, martírio, perseguição e morte. Porém, milhares e milhares de pessoas tiveram, a exemplo de Pedro Valdo, suas ansiedades aliviadas e encontraram gozo e alegria no viver.

Paulo escrevendo aos Efésios, no capítulo 6, versículo 17, define a palavra de Deus como sendo a espada do Espírito. De posse dessa espada, um monge, chamado Martinho Lutero, lutou contra os erros, superstições e intolerância reinantes na igreja dominante daquela época. Surgia vitorioso o movimento da Reforma. Lutero resgatou o verdadeiro lugar da Bíblia, que estava acorrentada nos baús dos mosteiros. Empunhando essa espada flamejante, trouxe luz a muitos que estavam encarcerados.

Usando essa mesma espada, Jesus, quanto tentado no deserto, venceu o diabo respondendo: “Está escrito”, apontando assim para o poder da Palavra, a Espada do Espírito. Como na vida de Jesus e Lutero, a Palavra de Deus será uma arma poderosa para nos dar a vitória nas lutas dessa vida.

Em 1787, o rei Jorge Terceiro, da Inglaterra, enviou o navio Bounty à ilha de Taiti, no sul do Pacífico, para buscar mudas de fruta-pão. Christiam Tletcher e outros companheiros ficaram apaixonados pelas taitianas e se amotinaram. Tomaram o navio e colocaram o comandante junto com outros marinheiros num barco a vaguear sobre o oceano.

Voltando ao Taiti, tomaram 10 mulheres e saíram à procura de um lugar seguro. Encontraram uma ilha que não estava nas rotas conhecidas e ali se estabeleceram. Logo que chegaram, queimaram o navio e começaram a nova vida. Não demorou muito e um dos marinheiros conseguiu extrair álcool de uma planta nativa. Como resultado logo a convivência deles se tornou num cenário sangrento de lutas, briga e morte. Passados 5 anos, todos os homens, exceto dois, estavam mortos. Um deles veio a morrer de asma. Restaram as 10 mulheres, 23 crianças e Smith, o último marinheiro. Pensando na triste vida que haviam levado, Smith se lembrou de que num dos baús, tirado do navio, havia uma Bíblia. Lendo-a diariamente, Smith começou a experimentar uma completa transformação. Arrependido, começou a ensinar aos demais a leitura e também as preciosas lições do evangelho. Todos experimentaram a mesma transformação sentida por Smith. Hoje, passados tantos anos, todos os habitantes da ilha de Pitcairn são professos cristãos.

Amigo, o precioso exemplar do Livro de Deus que transformou a ilha de um inferno num paraíso, pode também comunicar a cada um de nós sabedoria e entendimento, para vivermos uma vida feliz e cheia de significado.

George Muller, missionário dedicado a diminuir o sofrimento da humanidade, chegou a cuidar de duzentas crianças órfãs e abandonadas. Jamais saiu para pedir dinheiro ou comida. No entanto, ganhou terrenos, construiu pavilhões e nunca faltou alimento para seus filhos. Algumas vezes Muller teve que ir para a cama sem ter a provisão para o dia seguinte. Interrogado se conseguia dormir em tais circunstâncias, respondeu: “Sempre!” Qual seria o segredo de uma fé tão vigorosa?

Muller respondia levantando a sua Bíblia, dizendo: “Tenho lido este livro inteiro cem vezes. Conheço o Livro e o Deus do Livro.”

Citei aqui uns poucos exemplos, porém, o mais importante é que você também possa experimentar os benefícios que a leitura e o estudo da Palavra de Deus trazem à vida. Citei também que a leitura da Bíblia preenche as nossas necessidades espirituais. Ela traz gozo e alegria para o coração. Dá significado à existência e os faz pessoas felizes.

Mencionei também que as Escrituras são comparadas a uma espada viva que nos defenderá das tentações da mesma maneira como Jesus foi libertado das tentações de satanás. Ele nos dará uma experiência vitoriosa e nos conduzirá a um crescimento na vida cristã.

Disse também que a Palavra de Deus comunica sabedoria e entendimento. Isto não se refere apenas às questões espirituais, mas a todos os aspectos da existência. Mas, acima de tudo, ela nos transmite fé, sem o que é impossível conhecermos a Deus. É esta fé que nos torna possuidores do maior tesouro que um ser humano pode conseguir.

Amigo querido, tome a decisão de separar um tempo cada dia para leitura e estudo da Palavra de Deus. Faça desta boa prática um compromisso diário e você sentirá as bênçãos do Senhor sendo derramadas em sua vida. Dê a Deus o primeiro lugar.

Autor: Pr. Montano de Barros

Sobre Weleson Fernandes

Weleson Fernandes
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

A IMORTALIDADE DA ALMA

  INTRODUÇÃO: Gên. 3:4.1. ” Mediante os dois grandes erros – a imortalidade da alma …

A ATRAÇÃO DA CRUZ DE CRISTO

  INTRODUÇÃO: Os méritos da cruz de Cristo oferecidos aos pecadores. 1. Completa a eterna …

A MISSÃO DA IGREJA

  INTRODUÇÃO: S. Mat. 28:19-20 1. “A igreja foi organizada para servir, e sua missão …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: