O que Jesus queria dizer com a declaração de que alguns não passariam pela morte até que vissem “o Filho do homem no Seu reino”? (Mt 16:28)

Tem sido argumentado por alguns teólogos liberais que Mateus 16:28 fala que Cristo tencionava inicialmente voltar na era apostólica. Se esse fosse realmente o caso, então o próprio Cristo estaria Se contradizendo em relação a outras de Suas declarações que falam de uma tardança de Sua segunda vinda. Por exemplo, em Mateus 24 o relato dos sinais gerais que antecederiam Sua volta são intercalados pelas expressões “mas ainda não é o fim” (verso 6) e “tudo isto é o princípio das dores” (verso 8), bem como pela declaração de que o fim só viria quando o “evangelho do reino” fosse pregado “por todo o mundo, para testemunho a todas as nações” (verso 14). O mesmo capítulo fala também que a Segunda Vinda só ocorreria após o cumprimento dos sinais astronômicos relacionados com o Sol, a Lua e as estrelas (verso 29; ver também Jl 2:30 e 31), o que não ocorreu durante a era apostólica.

Diante disso, somos levados a concordar com os comentaristas que vêem no evento da transfiguração (ver Mt 17:1-8; Mc 9:28-36) o cumprimento da promessa de que “alguns” dos discípulos de Cristo veriam “vir o Filho do homem no Seu reino” (Mt 16:28; comparar com Mc 9:1; Lc 9:27). Pedro, uma das testemunhas oculares da transfiguração (Mt 17:1-2), fortalece essa interpretação através das seguintes palavras: “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da Sua majestade, pois Ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa Lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo. Ora, esta voz, vinda do Céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele no monte santo” (II Pe 1:16-18; comparar com Mt 17:5; Mc 9:7; Lc 9:35).

Por ocasião da transfiguração houve uma representação microcósmica do futuro reino da glória. Cristo, o Rei, apareceu com Seu rosto resplandecente “como o sol” e com Suas vestes “brancas como a luz” (Mt 17:2; comparar com Ap 19:11-16). Com Ele estavam Moisés e Elias (Mt 17:3), representando respectivamente aqueles que serão ressuscitados por ocasião da Segunda Vinda (Jd 9; I Ts 4:16) e que serão trasladados vivos para o Céu sem provar a morte (Gn 5:24; I Ts 4:17). Esse pode ser considerado, por conseguinte, um genuíno cumprimento da promessa de Mateus 16:28 sobre a manifestação do “Filho do homem no Seu reino”.

Fonte: Sinais dos Tempos, novembro de 1998, p. 29


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

128. Por que os Adventistas não se unem às demais religiões

  Por que os Adventistas não se unem às demais religiões e não aceitam observar …

127. – 10 Passos para deixar sua esposa mais feliz

COMO DEIXAR SUA ESPOSA MAIS FELIZ E MELHORAR O CASAMENTO Um homem só  é completo …

126. O que é um “pecado para morte” mencionado em I João 5:16 e 17?

Vejamos o contexto do que João está escrevendo. No capítulo 5, versos 14 e 15, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *