OCASIÕES ESPECIAIS REQUEREM PEQUENOS SERMÕES

ESBOÇO SUGESTIVO PREENCHIDO:

Primeiramente vamos definir como escolhemos fazer o sermão, vide o item  “2”.  Por exemplo, vamos fazer um sermão a partir de uma passagem bíblica, escolhamos Jeremias cap. 35. Vide o apêndice “B”:

Hino inicial (de acordo com o tema): 298 (Toma, ó Deus, meu coração).

Passagem bíblica básica: Jeremias capítulo 35.

Tema (só citar – não mencionar que é tema): Submisso a Deus, obediente aos homens.

 

Qual o problema? Muitos confundem obedecer a Deus com submeter-se a Deus. Confundem também, submissão ao patrão com obediência.

História (fato verídico): Contar toda a história dos Recabitas.

Repita o Tema: Submisso a Deus, obediente aos homens.

Como acontece: Ao patrão devemos obedecer, pois obedecer implica em livre arbítrio. Se ao obedecer ao patrão (o ideal é trabalhar por conta própria) irá atrapalhar a submissão a Deus, opta-se pela segunda parte.

Outra experiência: Fale sobre a história de Jonadabe. II Reis 10:18 a 28.

Repita o Tema: Submisso a Deus, obediente aos homens.

Comentário sobre a solução do problema: Só estando em Cristo é possível ser submisso a Deus.

Passagem bíblica: João 14:7

Citação de E.G.White sobre o tema: Profetas e Reis, pág. 423 a 427.

Compare o tema com a breve volta de Jesus: Só terá salvação quem compreender que à Deus deverá ter um comportamento de submissão, sem questionamentos. Porém, aos homens, um comportamento de obediência com inteligência. Na hora de optar entre obedecer aos homens e submeter-se a Deus, o segundo deverá prevalecer.

Apelo: Este é o eterno conflito do homem. Esta é uma visão da história dos Recabitas. A outra é que eles poderiam ter lembrado da história de seu pai Jonadabe junto aos adoradoradores de Baal. Da mesma forma eles foram reunidos para morrer. Não seria aquela reunião também uma armadilha? Mas decidiram ser fiéis. E Deus reconheceu isso diante do povo.

Decida agora ser submisso a Deus. Em tudo, em todo momento e em todo lugar, inclusive fora deste templo.

Hino final: 273  (Confia em Deus) do Hinário Adventista do Sétimo Dia.

Observe que o sermão estruturado poderá ter sua seqüência mudada, de forma a moldar o exato sentido do estudo.

15 – OCASIÕES ESPECIAIS REQUEREM PEQUENOS SERMÕES 

– É sempre prudente deixar pequenos sermões prontos para ocasiões especiais. Mas  se ocorrer em local que não permita o acesso rápido aos sermões, basta considerar algum fato que tenha chamado a sua atenção para tirar como lição, a partir daí, ligue a um texto bíblico e desenvolva.

A título de exemplo, cito um culto em que o pregador convidou a todos a apertarem as mãos dos irmãos próximos e dizer “Jesus te ama”. Um dos irmãos disse a todos “Você já sabe” ao invés do que o pregador havia sugerido. Num pequeno sermão bastaria citar esta situação e concatenar com o texto de Colossences 4:5, que o sermão estaria pronto. Um bom título seria “Como se perdem oportunidades.”

O sermão apresentado no Apêndice “E” uma vez foi ligeiramente modificado por mim. Estava num aniversário de casamento e iria pregar. Antes de anunciar qual seria o hino inicial, um irmão sugeriu o hino “Além do Céu Azul”, que não era o que eu escolhera. Cantamos esse hino.

Aproveitei para mesclar o hino ao sermão, o que é sempre bom fazer, pois cria uma continuidade com o hino, até com um hino cantado individualmente antes do sermão. Por isso, não se deve dizer no início do culto de Sábado: “Para o início deste culto, vamos cantar o hino…”, pois o culto já iniciou na Escola Sabatina. Naquele dia, naquele sermão, em lugar de só falar do “Deus da Família”, falei do “Deus da Família que nos leva para além do Céu Azul”.

16 – COMO ABORDAR TEMAS DE DIFÍCIL DESENVOLVIMENTO.

Um tema muito difícil de ser desenvolvido é o tema do Santo Dízimo (Creia verdadeiramente que é separado/santo para Deus). Tanto o dizimista como o não dizimista nem sempre gostam de ouvir sermões sobre o dízimo.

Normalmente o pregador declara que vai falar sobre Mordomia e acrescenta que mordomia não é só dinheiro, em seguida só fala de dinheiro e de dízimo. Se desenvolve os quatro pilares da mordomia (Tempo, Talento, Tesouro e Templo), na hora do tesouro gasta a maior parte do horário.

Mas há fórmulas de falar em Tesouro e Dízimos sem ir direto nele. No Apêndice F, está desenvolvido um sermão que já foi pregado em algumas igrejas no Rio de Janeiro. Fala de dízimo, sem que todos inicialmente descobrissem o tema. No final também há um desvio do tema propositalmente.

Esta maneira de pregar pode ser utilizada para todos os temas de difícil desenvolvimento.

17 – UM SERMÃO SERÁ SEMPRE A OPORTUNIDADE DE SALVAÇÃO DE ALGUÉM:

Veja o sermão de Pedro em Atos 2: 14 a 36. Um sermão simples que não fala nada que eles não soubessem, todavia o segredo estava no Espírito Santo que fazia parte do sermão. Quase três mil pessoas foram batizadas em um só dia.

Lembre-se sempre de Paulo em I Coríntios 2:13: “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais.”

ESTE É O SEGREDO.

APÊNDICES:

Os sermões seguintes são apenas alguns exemplos de como é possível desenvolver um tema seja a partir de outro tema, de uma passagem bíblica ou de um hino preferido. Pode-se também desenvolver de uma experiência sua ou de alguém conhecido.

Os sermões já estão prontos para serem pregados. Crie o irmão mesmo o seu primeiro sermão, pregue-o e depois o aprimore. Amplie sua experiência com novos desenvolvimentos e, sobretudo, deixe que o Espírito de Deus te ilumine em todos os momentos. Tudo deverá ser feito com oração sincera diante do Trono de Deus.

Lembre-se sempre de que é a oportunidade de salvação para alguém. Alguém que poderá ser o próprio irmão pregador.

APÊNDICE   A –  SERMÃO PARTINDO DE UM TEMA – 

TEMA:  Três grandes verdades para os nossos dias:

I – PRIMEIRA VERDADE – Deus é o Criador de Adão e Eva literais, não foi uma parábola.

A terra veio da água. II Pedro 3: 5.

Jesus confirmou isso – Marcos 10: 6 e Mateus 19: 4.

Eu sempre digo para aqueles que me perguntam se eu realmente acredito em Adão e Eva, que meu Deus tem poder para formar um boneco de barro, soprar em suas narinas e torná-lo Adão. Agora, se o deus deles não tem esse poder…

II – SEGUNDA VERDADE –  A morte é um sono.

Pregou aos mortos. I Pedro 3: 19 e 20

Ver Consultoria Doutrinária pág 233 a 235

João 11:3 – Lázaro.  Jesus disse que Lázaro dormia.

Nós não morremos e vamos para o céu como entendem alguns. Não desencarnamos, como dizem outros. Nós dormimos. Essa é a essência da mensagem divina. O povo adventista deve sempre usar esta expressão. “O irmão dormiu no Senhor.”

III – TERCEIRA VERDADE – Somos a maioria.

I Cor. 4:9 – “Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.”

 

Um irmão saiu da Igreja do Méier e foi para uma igreja que guarda o domingo. O sábado tornara-se um fardo na vida dele. Ao ser visitado pelo Pastor, disse que “na questão do sábado passou a ter a certeza que a maioria tem razão e não a minoria.”

Se eu estivesse lá, diria que realmente a maioria tem razão, pois apenas 1/3 caiu do Céu, restando 2/3 dos anjos e mais os mundos habitados de seres não caídos. Ora dois terços é mais do que um terço, logo quem guarda o sábado está com a maioria.

Um terço do céu caiu – Dois terços ainda permanecem lá. Apoc. 12: 4 – Terça parte das estrelas do Céu …– Apoc. 12: 7 – 9 – Lucas 10: 18

A maioria tem razão sobre o Sábado. O Universo nos contempla.

1 – Os querubins sobre o propiciatório representavam os seres não caídos que observam o desenrolar do plano da salvação.

Diz o Espírito da Profecia através da irmã Ellen G. White : GC – pág. 218 – O universo assistia…

“O Santuário celestial é onde Jesus está fazendo uma obra intercessória por nós baseado em Seu sacrifício. O Universo inteiro está assistindo a essa obra. Quando pecamos, temos um Intercessor que nos cobre com Sua Justiça perfeita. Esta verdade torna muito importantes o santuário e seus ensinos. Por esta razão, o Santuário é um objeto especial da ira de Satanás.” Lição 9 da Esc. Sabatina – 31/08/2001 – Sexta. (sublinhado nosso)

Consultoria Doutrinária pág 289. (Não é necessário falar, mas pode ser usado para ampliar o sermão, se necessário).

II Reis 6: 8 a 23 – O Universo estava vigiando.

PR-564- “Os fiéis de Deus em oração estão, por assim dizer, encerrados com Ele. Eles mesmos não sabem quão seguramente estão abrigados. Instigados por Satanás, os governantes deste mundo estão procurando destruí-los; mas pudessem os olhos dos filhos de Deus ser abertos, como o formam os olhos do servo de Eliseu em Dota, e veriam anjos de Deus acampados em torno deles, pondo em xeque as hostes das trevas.”

 

Fonte: Mais Relevante

 

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Como Dirigir um Seminário de Apocalipse

O que é um Seminário de Apocalipse? É um estudo dirigido da Bíblia Sagrada, onde …

Como treinar sua Igreja

  tema   1.  Chamados Ao Companheirismo   2.  A Revolução da Graça   3.  …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×