Teria Deus Criado o Mal?

Isaías 45:7 diz claramente que Deus criou o mal. Seria Ele o responsável pelo pecado e pelas coisas ruins em nosso mundo?

Um princípio exegético importante é o de que a Bíblia não se contradiz, visto ser inspirada pelo Espírito Santo (2Pe 1:21). Muitos versos bíblicos afirmam que Deus é o autor ou criador do que é bom (Gn 1:31; 1 Tm 4 : 4, etc). Assim sendo, como poderia Ele ser autor do mal?

O texto de Isaías (45:7) deve ser entendido dentro de seu contexto (capítulos 44 – 49 ), que é o de Ciro (44:28; 45:1,13; 48:14) conquistando a Babilônia (47:1, 5; 48:14, 20), libertando o povo judeu e permitindo a volta dele para a Palestina (44:28; 45:13).

Com esse contexto em mente, analisemos o verso 7 de Isaías 45:

• “Eu formo a luz”: “Foi no tempo de Ciro, ou pouco depois, que o Zoroastrismo se tornou a religião da Pérsia. O grande deus dessa religião é Ahura-Mazda, o deus da luz e da vida, aquele que está em constante conflito com as hostes das trevas lideradas pelo deus Ahriman. Deus fez conhecido a Ciro e, por meio dele ao mundo, que Ele é o criador do mundo, o verdadeiro Deus da luz” (SDABC, v. 4, p. 267). Essa expressão também nos remete à criação, quando Deus disse: “Haja luz” (Gn 1:3).

•”… e crio as trevas”: novamente é evocada a cena da criação, quando é dito que Deus “fez separação entre a luz e as trevas” (Gn 1:4). Ao dizer que faz tanto a luz quanto as trevas, Deus está chamando a atenção dos seres humanos para Sua soberania sobre tudo e sobre todos. Como diz o salmista: “… até as próprias trevas não Te serão escuras” (Sl 139:12)

•”… faço a paz”: No manuscrito 1QIsa (achado numa caverna em Qumrã, região do Mar Morto), se diz: “faço o bem” (ibid.). É Deus quem estabelece a paz: “Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis, e não haverá quem vos espante; farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada” (Lv 26:6).

•”… e crio o mal”: “Era uma doutrina hebraica comum que Deus é a causa única de tudo; e isso fazia dEle a causa do mal, por igual modo…. Devemos relembrar que a teologia dos hebreus era fraca quanto a causas secundárias, pelo que, equivocadamente, atribuía tudo à agência divina, até mesmo as coisas más” (R.N. Champlin, O Antigo Testamento Interpretado, v. 5, p. 2.917). Ou seja, tudo o que Deus permitia era como se Ele tivesse feito. Platão tinha razão ao dizer: “Deus, se Ele é bom, não é o autor de todas as coisas, conforme muitos asseveram, mas é a causa somente de algumas coisas, e não da maior parte das coisas que acontecem aos homens. Pois poucos são os pontos bons da vida humana, e muitos são os males; e somente o que é bom deve ser atribuído a Ele. Quanto ao que é mal, outras causas têm que ser descobertas” (A República, II , 379, in: ibid.)

No contexto em que está, Isaías 45:7 mostra a soberania de Deus sobre a história e todas as coisas. É Ele quem domina sobre a luz e as trevas (e não Ahura-Mazda, nem Ahriman ou qualquer outro deus). Ele “faria a paz” para seu povo cativo, na Babilônia, através do rei Ciro. Esse rei, ao conquistar Babilônia, permitiu a volta dos judeus para a Palestina. Mas Deus também “criaria o mal” para os cruéis babilônicos. Ou seja, permitiria que eles fossem conquistados pelos Medo-Persas, sob o comando de Ciro. O contexto, portanto, mostra que os vocábulos trevas/mal indicam punição para os babilônios; enquanto que luz/paz indicam salvação para o povo de Deus. (C. F. Keil & F. Delitzsch. Commentary on the Old Testament, v. 7, p. 220.)

Um dia, acontecerá o mesmo: Deus castigará os ímpios e recompensará os justos ( Mt 25:31-46). Em que grupo estaremos? Hoje é o dia de se fazer a escolha.

Por Ozeas C. Moura, doutor em Teologia Bíblica e editor na Casa Publicadora Brasileira.


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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