Você está Preparado?

No final do discurso escatológico sobre os fim do mundo, o evangelho de Lucas relata as palavras de Jesus para todos aqueles que esperam aquele grande dia. Lucas 21:34 “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”.

Jesus aponta para três grandes pecados que iriam separar as pessoas do Reino que ele anunciava como sendo “vindouro” e que haveria de ser consumado com sua segunda vinda. Estes pecados são condenados como sendo a causa da destruição do antigo mundo antediluviano; o evangelho de Mateus relata esse detalhe – “ E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” Mateus 24:37-39.

Lucas enfatiza os três pecados de forma mais direta, tirando do contexto do mundo antediluviano. O excesso no comer, o excesso na bebida e os cuidados desta vida, haverão de retirar o foco do nosso preparo para a iminente volta de Jesus. Muitas pessoas serão pegas de “improviso” diz o evangelista.

Quando as escrituras usam a terminologia “…não aconteça que o vosso coração se carregue de…”, está se referindo as nossas afeições, desejos e prioridades. É uma realidade que nos entregamos aos desejos do nosso corpo (as escrituras usam o termo “desejos da carne”) e que esses desejos são satisfeitos com os mais diferentes excessos.

Hoje nos apercebemos que há uma epidemia mundial de obesidade, o álcool é uma droga lícita e a sexualidade é uma diversão.

Glutonaria é o excesso em se comer os alimentos; as pessoas a um aumento de peso e a obesidade e seus riscos para a saúde do coração. “A obesidade está aumentando nos Estados Unidos a um ritmo jamais visto antes, revela uma pesquisa. No ano passado, a percentagem de pessoas obesas passou de 23,7% para 24,5% da população, registrando aumento em 48 dos 50 Estados americanos. Ao todo, cerca de 199 milhões de pessoas estão acima do peso recomendado pelos médicos. Se continuar neste ritmo, 73% dos adultos nos Estados Unidos vão estar ou com sobrepeso ou sofrendo de obesidade em 2008” BBC

Os efeitos dos excessos na alimentação também alcançam a espiritualidade do individuo. Isto está implícito na advertência de Jesus sobre estar atento quanto aos excessos da alimentação.

“O álcool é mais perigoso do que drogas como maconha, LSD e ecstasy, de acordo com um estudo publicado na última edição da revista médica especializada The Lancet. Médicos da Universidade de Bristol e do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Gretanha desenvolveram um novo sistema de classificação que, segundo eles, reflete melhor os riscos representados por cada droga. Para melhor comparar os riscos, foram incluídas cinco drogas legais, entre elas, o tabaco e o álcool. O especialista ressaltou ainda que pelo menos uma pessoa por semana morre na Grã-Bretanha por consumo excessivo de álcool, enquanto menos de dez mortes por ano são registradas por consumo de ecstasy” BBC

As pessoas usam álcool para se drogar e alterar o humor, ficarem mais sociáveis, esquecer os problemas e superar situações variadas. Esse tem sido um artifício até mesmo usado por alguns cristãos. Cristianismo e vícios nunca foram compatíveis.

Os “cuidados da vida” são o último fator apontado por Jesus como o aquele que iria tirar o preparo da vida de seus seguidores neste mundo. E convenhamos há muitas motivos para se preocupar. Desde a preocupação em conseguir comprar uma bugiganga eletrônica até o pagamento das despesas da casa, “os cuidados da vida” tem nos consumido tempo, saúde e as relações familiares.

Mães deixam seus filhos com estranhos para poder trabalhar; os pais são figuras ausentes no convívio familiar; famílias vivem isoladas sem vínculo parentesco regular, os valores são mais monetários do que afetivos.

“Porque virá como um laço (repentinamente) sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” Lucas 21:34 e 35.

 

Autor: Weleson Fernandes

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

‘Verdadeira alegria e abundância’: ex-muçulmana supera traumas ao encontrar Jesus

Lily Meschi, uma iraniana ex-muçulmana que se mudou para os Estados Unidos ainda jovem, compartilhou sua jornada …

Série – Desvendando os mistérios de Babilônia

  Série – Desvendando os mistérios de Babilônia   Índice Acesse 1. Anunciada a queda …

Por que Deus proibia o casamento com outros povos?

O Casamento Inter-Racial na Bíblia Quando o foco de observação é casamento inter-racial, segundo a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×