30. Agostinho de Hipona

Soterologia – Século IV – Hipona

Dependência da Graça.

Agostinho de Hipona (354-430), conhecido como Santo Agostinho foi bispo de Hipona e um dos maiores teólogos dos primeiros séculos do cristianismo.

Escreveu dezenas de livros. São obras-primas: “A Cidade de Deus” e “Confissões”.

Sua mãe, Mônica, era uma cristã muito devota. Seu pai, Patrício, converteu-se no leito de morte. 


Por mais de treze anos Agostinho manteve uma vida dissoluta e vivia em concubinato com uma jovem cartaginense, que lhe deu um filho chamado Adeodato.

Depois de uma vida desregrada converteu-se incitado por uma voz que lhe dizia: Toma, lê. Lançando o olhar para um livro que seu amigo Alípio estava lendo, deu-se com a epístola de Paulo, que decidiu a sua conversão e foi batizado por Ambrósio.

Entre tantos assuntos que discorreu em seus livros, ele também escreveu sobre os seguintes:

1. Pecado original: 

O pecado de Adão e Eva é congênito e hereditário. Ele é herdado por todos os seres humanos porque em Adão toda a humanidade pecou, abrindo as comportas do mal, da morte física e espiritual em todas as suas consequências.

2. Predestinação: 

Por um decreto eterno e soberano, algumas pessoas estavam predestinadas a serem salvas, independentemente da vontade ou dos méritos do homem.

3. Batismo: 

O batismo de criança é necessário porque depois do pecado de Adão, todo homem traz dentro de si o pecado original. Portanto, toda humanidade precisa ser purificada, ser lavada.

4. Graça: 

A humanidade é uma “massa condenada”, pois toda ela pecou em Adão. 

Nenhum homem, por seus próprios méritos, pode ser subtraído da devida punição. Portanto, o homem precisa da graça divina. Nenhum homem pode ser salvo por seus próprios méritos e não pode ser salvo sem a graça divina.

5. Amilenialismo: 

O milênio é simbólico e não uma descrição literal. Havia começado com o período da Igreja e o reino espiritual de Jesus Cristo.

6. A Igreja: 

Concebida como uma Cidade Celestial governada pelo amor que triunfará no final sobre todos os impérios terrenos.

 


Clique AQUI para acessar os outros temas.

 

 

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

027. O que é o Maitreya da Nova Era?

O movimento da Nova Era é a arma mais sutil de Satanás para enganar cristãos …

Cristianismo combina com marxismo? Uma explicação

Nesse vídeo, gravado em 2018, entrevisto dois professores de História (adventistas) e falamos sobre a incompatibilidade entre a cosmovisão marxista e o cristianismo (detalhe: os três somos ex-marxistas)

O impacto das teologias de libertação sobre a igreja (Parte 4/4)

O conceito de que uma classe ou grupo possa representar a mission Dei, em oposição a outro que, sendo maligno, necessita ser derrubado é autodestrutivo. Ele acaba meramente invertendo os papéis de opressor e oprimido, e, finalmente, converte-se em uma visão de Deus essencialmente pagã como uma deidade tribal.

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×
%d blogueiros gostam disto: