017. Sugestões para Decidir Bem!

Nossas decisões sempre necessitam ser pensadas e repensadas. O casamento, por exemplo, é algo muito sério; é uma vida toda lado a lado. E essa união, normalmente, resulta em  filhos que dependem muito dos pais. Estes, passam a não ter mais o direito de agirem por si mesmos, ignorando a existência do filho, caso o casamento venha a não dar certo.

Sucesso profissional, felicidade no casamento e êxito financeiro não são obra do acaso. Os astros não exercem influência sobre o seu destino. As decisões que você toma no presente  determinam sua felicidade ou infelicidade futura. São como sementes plantadas, cujos frutos – doces ou amargos – serão provados, cedo ou tarde, por você mesmo. “Aquilo que o homem plantar, isso também colherá” (Gálatas 6:6). Portanto, é muito importante decidir bem para ser feliz.

Para um maior esclarecimento, relacionamos abaixo algumas sugestões baseadas na Bíblia de como decidir bem e ser feliz.

 

Se possível, adie sua decisão: Não decidir, já é uma decisão; e há ocasiões em que esta é a melhor opção. Nesse caso, deixe para amanhã a decisão que não precisa ser tomada hoje. Jesus disse: “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”. São Mateus 6:34 e 35.

 

É melhor não tomar decisões precipitadamente. “O homem sensato sempre pensa antes de agir”. “Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar”. “Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho. Pense bem no que vai fazer, e todos os seus planos darão certo”. (Provérbios 13:16; 14:16; 19:2 e 4:26).

Considere as consequências. “A pessoa sensata examina com atenção cada passo que dá”. (Provérbios 14:15). Porque opções que aparentam ser as melhores talvez conduzam ao fracasso. “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando a morte” (Provérbios 14:12). Por isso, “além de ser perigoso, agir sem pensar nas causas e consequências é um erro gravíssimo” (Provérbios 19:2).

Uma decisão tomada produzirá reações positivas e negativas, que devem ser previamente avaliadas. “É preciso pensar muito antes de resolver. Pois quem começaria a construção de um edifício sem primeiro fazer os cálculos e depois verificar se tem dinheiro suficiente para pagar as contas?” São Lucas 14:28.

Consulte pessoas experientes. “Fazer planos sozinho não é bom; peça conselhos a outras pessoas mais experientes antes de entrar em qualquer batalha”. (Provérbios 20:18). A vida é uma escola, onde se aprendem lições valiosas. Por isso, “o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou jóias de ouro puro” (Provérbios 25:12).

Escute com atenção a voz da experiência”. “Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam” (Provérbios 20:18; 24:6 15:22).

Antes de decidir, peça orientação divina. “Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento”. “Confie no Deus eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo” (Provérbios 2:3 e 3: 5,6).

“É o Eterno quem dá sabedoria, a sabedoria e o entendimento vêm dEle”. “Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele dará, porque é generoso e dá com bondade a todos” (Provérbios 2:6 e Tiago 1:5).

Jesus disse: “Peçam e receberão: procurem e acharão. Batam e a porta se abrirá”. Porque todos os que pedem, recebem, os que procuram, acham, e a porta se abre para quem bate”(São Mateus 7:7 e 8). “Portanto, peça a Deus que o oriente e todos os seus planos darão certo” (Provérbios 16:3).

Depois de decidir, seja perseverante. “O preguiçoso vira de um lado para outro na cama. Ele é como a porta que gira nas dobradiças, mas de fato não sai do lugar”. Por isso, “o preguiçoso morre desejando muitas coisas porque se nega a trabalhar, ele passa o dia inteiro apenas pensando no que gostaria de ter”. Consequentemente, “por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele nada conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja” (Provérbios 26:14; 21:25 e 26 e 13:4).

Contudo, não devemos ser teimosos. “Mesmo depois de ter tomado sua decisão, ouça com atenção os conselhos e as críticas que receber e faça um propósito de corrigir o que for necessário” (Provérbios 23:12).

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

128. Por que os Adventistas não se unem às demais religiões

  Por que os Adventistas não se unem às demais religiões e não aceitam observar …

127. – 10 Passos para deixar sua esposa mais feliz

COMO DEIXAR SUA ESPOSA MAIS FELIZ E MELHORAR O CASAMENTO Um homem só  é completo …

126. O que é um “pecado para morte” mencionado em I João 5:16 e 17?

Vejamos o contexto do que João está escrevendo. No capítulo 5, versos 14 e 15, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×