Quem Criou o Diabo?

Cientistas inventaram um avião robô, capaz de pôr a funcionar seus motores, elevar-se, voar, realizar uma série de manobras, jogar bombas ou mísseis e, após completar seu itinerário, voltar à sua base e aterrissar sem dano. E isto sem levar uma pessoa a bordo! É evidente que esse avião não poderia fazer tudo isso se não houvesse alguém na torre de controle do aeroporto, dirigindo-o através de instrumentos próprios. Mas, aparentemente, ninguém vê quem o está dirigindo.

Nosso mundo está cheio de tragédias além da nossa imaginação. A Palavra de Deus nos revela claramente que uma inteligência mestra, invisível aos olhos humanos é responsável pelos crimes, ódio, guerras e todo pecado. É Satanás – o diabo.

A existência de Satanás é ensinada pelas Escrituras. O Novo Testamento menciona Satanás ou diabo, 71 vezes. A Bíblia fala dele como um perigoso inimigo do homem. Jesus cria num diabo real. Ele disse que o diabo é o par do pecado e da mentira e que esta e a morte começaram com ele.

“Vós sois do diabo (referindo-se aos judeus que queriam matá-Lo) que é o vosso pai e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” S.João 8:44.

CRIOU DEUS O DIABO?

De onde veio ele? Por estranho que possa parecer, Satanás veio do Céu. Jesus disse:

“Eu via a Satanás caindo do Céu como um relâmpago.” S.Lucas 10:18.

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” Ezequiel 28:15.

O profeta está se referindo a alguém que no seu estado de perfeição tinha um nome extraordinário: Lúcifer, que significa portador de luz. As Escrituras revelam que ele era dotado de grande sabedoria e beleza, e ocupava a elevada posição de assistente de Deus. Ezequiel 28:14.

POR QUE LÚCIFER PECOU?

Usando o seu livre-arbítrio, esse elevado anjo aninhou o orgulho no coração. Ezequiel 28:17 diz:

“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor!”

Ele cobiçou a posição do próprio Senhor Deus: “Eu subirei ao Céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono… subirei acima das mais altas nuvens, E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO.” Isaías 14:13 e 14.

O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra o seu Criador. Usando então a sua extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira (ele é o pai da mentira), Satanás seduziu a terça parte dos anjos. (Apocalipse 12:3 e 4) Começou a discórdia e o descontentamento no Céu. Não sabemos por quanto tempo Deus, na Sua longanimidade, os suportou lá. Evidentemente Satanás e seus anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deve ter feito, como nos faz a nós homens, e persistiram no erro. Dessa maneira eles se confirmaram no pecado; foram além dos limites da misericórdia de Deus e tornaram-se irreconciliáveis inimigos do seu Criador e do Bem.

POR QUE DEUS NÃO DESTRUIU LOGO O DIABO?

Naturalmente quando Lúcifer começou sua obra maléfica, mentindo e enganando, os outros anjos não podiam compreender toda a extensão e enormidade do pecado, pois nunca existira pecado antes.

“Como poderiam os anjos acreditar que Lúcifer, a quem tinham altamente reverenciado, pudesse ofender ou torturar uma criatura de Deus, causar tristeza, dor, doença, agonia ou morte? Como creriam que, se conseguisse manter em seu poder a Cristo, açoitá-Lo-ia até Lhe sangrarem as costas, cravar-Lhe-ia na fronte uma coroa de espinhos; atravessar-Lhe-ia as mãos com cravos cruéis, pendurando-O numa cruz para padecer morte lenta? Como acreditariam que Lúcifer pudesse levar milhões e milhões a sofrerem tortura e cruciante agonia, e a fazê-los findar a existência terrena carbonizando-os aos poucos?

Teria sido difícil demais, para os anjos, crerem isto tudo!” A Luta entre o Bem e o Mal, págs. 1 e 2.

O mau e perverso caráter de Satanás devia ser desmascarado para todos compreenderem os terríveis resultados do pecado. Então todo o Universo de Deus e os salvos cantarão:

“Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações.” Apocalipse 15:3.

“Não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9.

COMO O PECADO INFECCIONOU NOSSO MUNDO

Como resultado de sua rebelião contra Deus, Satanás e seus anjos foram expulsos do Céu:

“Houve peleja no Céu: Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram, nem mais se achou no Céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e com ele, os seus anjos.” Apocalipse 12:7 a 9.

Adão e Eva, o primeiro par deste mundo recém-criado, receberam, das mãos do Criador, um lindo lar, a promessa de filhos e o domínio sobre todos os animais (Gênesis capítulos 1 e 2). Então Satanás tentou Adão e Eva. Dando ouvidos à voz de Satanás, desobedeceram a Deus. Esta triste história é relatada em Gênesis 3. Como conseqüência deste pecado, Adão e Eva perderam seu domínio e Satanás tornou-se o “príncipe deste mundo”. S.João 12:31 e o seu “deus” II Coríntios 4:4.

LIVRES OU ESCRAVOS?

Por que permitiu Deus a Satanás tentar a humanidade?

É porque Deus deseja que o homem O ame com inteligência, e não mecanicamente.

“Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou.” Gênesis 1:27.

Que revelação de amor! Criados à Sua imagem, seriam dotados de raciocínio, do poder de escolha: amar, ou deixar de amar, capacitados a criar invenções, etc. Somos livres para escolhermos o caminha que quisermos seguir: o Bem ou o Mal. Doutra forma seríamos autômatos – simples bonecos nas mãos de Deus.

A OBRA DE SATANÁS NA TERRA

Satanás empenha-se numa obra mortal contra o homem na qual emprega todo o seu poder, toda a sua sabedoria e astúcia, bem como todo o seu tempo.

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” I S.Pedro 5:8.

Em Efésios 6:11 o apóstolo menciona “AS CILADAS DO DIABO”.

QUAIS SÃO ESSAS CILADAS DO DIABO?

1. Enganar.

As Escrituras falam do príncipe das trevas como “aquele que engana todo o mundo”. Apocalipse 12:9. Para enganar, ele até se “transforma em anjo de luz”. II Coríntios 11:14. Ensina e faz até coisas boas, mas com elas mistura o erro, TORCENDO AS VERDADES CONTIDAS NA BÍBLIA.

Um engano especial que Satanás tem empregado, é o ensino de que o homem é imortal, de que, na morte, na realidade continuamos vivendo.

Deus disse aos nossos primeiros pais: “… CERTAMENTE MORRERÁS.” Gênesis 2:17. Contrariando frontalmente a palavra divina, Satanás disse a Eva, mediante a serpente: “É CERTO QUE NÃO MORREREIS.” Gênesis 3:4. Esse ensino de que somos imortais, ele tem procurado manter de pé desde então.

Para sustentar o seu falso ensino, Satanás, com o seu grande poder, personifica os mortos, reproduzindo-lhes a aparência e imitando-lhes a voz. Ele personificou o finado profeta Samuel (I Samuel 28).

Pelo fato de que os demônios e não os mortos se manifestam aos que tentam falar com os mortos (Eclesiastes 9:5 e 6 – compare com I Coríntios 10:20), a prática de consultar os mortos é severamente proibida por Deus”.

“Não se achará entre ti… quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal cousa é abominação ao Senhor.” Deuteronômio 18:10 a 12.

“O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos, serão apedrejados.” Levítico 20:27.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” S.Mateus 24:24.

Um dos sinais do fim do mundo, é a operação de prodígios por parte de Satanás. Curas maravilhosas são certamente empregadas pelo enganador. Ele até procura personificar o Senhor Jesus Cristo (S.Mateus 24:23).

Sendo que Deus também opera curas, miraculosamente, como podemos saber se a cura vem do Senhor, ou do inimigo? A resposta é esta: Deus opera somente por meio dos que Lhe obedecem, dos que guardam os Seus mandamentos tais como os encontramos em Êxodo 20:3-17. Os que operam prodígios e não vivem segundo Deus, são mencionados em S.Mateus 7:21-23.

“Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais e prodígios de mentira e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.” II Tessalonicenses 2:9 e 10.

2. Incutir errôneas idéias a respeito de Deus.

Satanás procura incutir no homem o mesmo espírito de rebelião contra Deus que ele próprio tem. Para isso atribui ao Senhor as suas más obras: a doença, o sofrimento, as guerras, os flagelos da natureza, a morte. Faz crer que Deus é inimigo do homem, quando a Escritura ensina que Deus ama a todos e por isso deu o Seu próprio Filho para nos salvar do pecado.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S.João 3:16.

3. Induzir ao pecado.

O pecado separa-nos de Deus como está escrito:

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus.” Isaías 59:2.

Incitando o homem a pecar, Satanás lhe causa o maior dos males.

COMO VENCER SATANÁS?

Conservando-nos ligados ao Salvador Jesus Cristo, mediante a fé.

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” Efésios 6:10 e 11.

“E, despojando os principados e as potestades (ou seja, Satanás e seus anjos), publicamente os expôs ao desprezo triunfando deles na cruz.” Colossenses 2:15.

Satanás é um mui perigoso inimigo, mas já foi vencido por Cristo.

Por Sua morte na cruz, o Senhor Jesus remiu o homem e o mundo. ELE VENCEU A SATANÁS e assegura a sua destruição no fim da História. Hebreus 2:14. Por isso pôde dizer:

“No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” S.João 16:33.

“Sabendo que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes Aquele que nasceu de Deus (Cristo) o guarda, e o maligno não lhe toca.” I S.João 5:18.

Só em Jesus podemos nos defrontar com Satanás e vencê-lo. Sem a guia e força divinas seremos fatalmente enganados e também vencidos.

Você perguntará: “Como poderei ter uma ligação mais íntima com Jesus?”

Tomemos o exemplo de dois jovens no tempo de noivado: O rapaz faz tudo para estar ao lado da sua amada e juntos conversam por longas horas. Esta é a experiência que necessitamos ter com Jesus. Precisamos andar com Ele através do Seu Livro, falar com Ele através da oração e amá-Lo de todo coração, confiando em Sua promessa:

“Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” S.Mateus 28:20.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Índice de Cursos

Treinamento Biblico    Curso de Oratória    Curso O Pregador Completo    Curso de Psicologia …

A Oratória de Sócrates

Sócrates, filósofo grego (Atenas 470/69 – ed. 399 a.C.) Sócrates nasceu em uma família rica …

Curso para Pregadores em Power Point (Pr. Izeas)

  História da Oratória Do ponto de vista clássico a oratória secular surgiu com Córax …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×