Meu trabalho está me esgotando

“Pastor, sou assistente social na minha cidade há dez anos, e não sei quanto tempo mais eu vou suportar esse emprego. Eu lido com todo o tipo de problema que você possa imaginar: crianças abusadas por familiares, tentativas de assassinato do cônjuge, dependência de álcool e outras drogas, etc. E nada parece melhorar. Meu trabalho está me esgotando porque parece que as pessoas não querem mudar de vida! O que eu posso fazer para não desanimar e cair em depressão?”

R: Sem dúvida, você está em um emprego bem difícil, mas tenho certeza que muitas pessoas que tentam ajudar os outros se sentem do mesmo jeito. Tentar fazer as pessoas mudarem de comportamento pode ser muito frustrante, mas você deve entender que você está cumprindo o seu papel em ajudá-las da melhor maneira possível.

Como você pode evitar o desânimo e a depressão? Em primeiro lugar, seja grata pelas vitórias que você já conquistou. É possível que muitas dessas pessoas não mudam muito, mas você já parou para pensar o quanto a vida delas seria pior se não fosse o trabalho que você e seus colegas desenvolvem? Eu louvo a Deus por usar pessoas como você para ajudá-los. A Bíblia nos orienta: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Filipenses 2:4); “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo” (Romanos 15:1,2).

Por mais que as pessoas talvez não reconheçam a importância do seu trabalho, saiba que Deus reconhece! Então, não fique triste. Está escrito: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (Apocalipse 22:12).

Também te aconselho a tirar um tempo para descansar e ficar um pouco longe do seu trabalho. Não se sinta culpada por isso; Deus te conhece melhor do que ninguém e sabe que você precisa ter um tempo de repouso. Certa vez, durante uma jornada bem cansativa, Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Marcos 6:31). Então, se você não quer ficar esgotada com o seu emprego, separe um tempo para si mesma.

E por fim, peço que você não desanime, pois eu creio que Deus te chamou para esse trabalho. Você não é assistente social por acaso e Deus te colocou junto àquelas pessoas com um propósito. Então, consagre o seu dia de trabalho e a sua vida ao Senhor todas as manhãs, pedindo sabedoria e força para cumprir a sua missão. Lembre-se: “O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra” (Salmo 124:8).


Autor: Paulo Antonio Junior

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Música Cristã Verdadeira. Discernindo a musica cristã da profana Parte 1 e 2

      Fonte: A última Advertência ao Mundo    

Testemunho – De ateo evolucionista a cristão criacionista ( Vídeo )

Testemunho do Dr. Walter Veith

Porque Não Devemos Ir Ao Cinema ?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: