Procurando amor

Tenho ansiosamente procurado pela pessoa certa. Seja pela internet, no trabalho, ou em encontros sociais, mas está difícil. Será que nunca vou encontrar a pessoa ideal para mim? Será que me engano procurando a pessoa certa para casar? P.S.M., Volta Redonda, RJ.

Resposta: A mudança do caráter, no sentido de obter vitórias sobre nossos defeitos, é o caminho da paz e satisfação interior. Não me parece que procurar ou ansiar por “alguém” que vá preencher suas necessidades afetivas, seja a solução. Todas as pessoas possuem defeitos de caráter. Umas são conscientes e lutam para obter vitória sobre os mesmos. Outras são conscientes, mas não querem mudar. E outras não são conscientes porque não se abriram ainda para a luz, ou a rejeitaram e cairam nas garras da auto-percepção, por escolha pessoal.

Nenhuma outra pessoa poderá nos satisfazer plenamente. A felicidade interior cresce na medida em que vencemos nossos defeitos de caráter. E essa vitória vem pelo poder de Deus e por sua cooperação com Ele. E ela pode ou não ocorrer dependendo também de tratamento psicológico profissional.

É importante compreender que problemas psicológicos e de caráter (espirituais) estão muito juntos. É difícil separar um do outro, ou entender quando termina um e começa o outro. Uma pessoa pode estar com raiva de algo ruim que lhe fizeram, e ao mesmo tempo se comportar orgulhosamente. A raiva, nesse caso, é de origem psicológica, enquanto que o orgulho origina-se no distúrbio do caráter, sendo um problema espiritual.

Por isso, pode ser necessária a abordagem psicológica para a mudança interior, mas a busca de mudança do caráter é fundamental para que a pessoa se sinta plena, serena e feliz mesmo sem encontrar alguém ideal.

A busca do desenvolvimento pessoal através de vitórias sobre defeitos de caráter é fundamental para que possa haver felicidade nos relacionamentos humanos. Sem mudança interior não dá para ser feliz, baseando-se somente num relacionamento com alguém supostamente certo (perfeito).

Também é verdade que podemos aprender a evitar repetir comportamentos psicológicos doentios, aprendido de modelos errados e por defesas disfuncionais ao longo dos anos dainfância e adolescência. Juntando a busca da melhora do comportamento psicológico com a busca do caráter, concluímos que o desafio na sua vida não é encontrar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa. Priorize a busca disso com perseverança.

César Vasconcellos de Souza
Psiquiatra
Envie suas perguntas sobre psiquiatria para:
e-mail: consultorio@portalnatural.com.br

Sobre Weleson Fernandes

Weleson Fernandes
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Fontes de amor

Tudo o que existe de natural foi feito por DEUS. Em tudo existe a Sua …

A irradiação do amor

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que …

Amor de Mãe !

O primeiro encontro que o homem tem na vida, é com sua mãe. Nesse encontro o pequenino ser saúda …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: